metropoles.com

Mito ou verdade: cirurgia de fimose pode diminuir o pênis?

A cirurgia de fimose é bastante comum e importante para evitar problemas de saúde, mas pacientes ainda têm dúvidas sobre o procedimento

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto mostra cenoura e rabanetes organizados de forma que sugere a aparência de um pênis e dos testículos - Metrópoles - fimose
1 de 1 Foto mostra cenoura e rabanetes organizados de forma que sugere a aparência de um pênis e dos testículos - Metrópoles - fimose - Foto: Getty Images

Apesar de ser extremamente comum, a cirurgia de fimose ainda é cercada de dúvidas. Um dos principais medos dos pacientes é que o procedimento, feito para retirar o excesso de prepúcio (pele que cobre a cabeça do pênis), possa acabar encurtando o órgão.

O chamado “embutimento” do pênis pode acontecer e é uma das complicações mais comuns do procedimento, mas o risco cai bastante se o atendimento e cirurgia forem feitos por um profissional atencioso e competente.

A cirurgia de fimose retira apenas a pele do prepúcio, o que não deveria afetar o tamanho do órgão. Entretanto, em alguns pacientes, especialmente crianças, a falta da pele pode levar a uma tendência maior de o pênis se retrair para o púbis ou escroto.

“Essa retração pode manter o pênis com uma aparência infantil e ser até motivo de dor em alguns casos. Para piorar, muitas vezes as pessoas não buscam um médico ao perceber esse embutimento, e quanto mais demoramos a pedir ajuda, menores são as chances de reversão completa”, explica o urologista Ubirajara Barroso, representante da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Como evitar a redução do tamanho do pênis na cirurgia de fimose?

Para evitar o embutimento, os médicos devem avaliar a anatomia do pênis antes do procedimento. “Alguns já possuem uma característica de estar retraídos na gordura pubiana, ou no escroto, e quando retiramos a fimose, esse pênis fica com o aspecto menor”, explica Barroso.

Nesses casos, a cirurgia ainda pode ser feita, mas com outro enfoque. Além do corte da pele do prepúcio, é feita uma série de ajustes na fixação da base do pênis, permitindo que ele se desenvolva aproveitando a pele que está sobrando. A técnica é chamada de fáscia de Buck e utiliza a pele para permitir que o pênis vá mais para a frente, como se o órgão fosse puxado.

Sem a pele sobrando, porém, ajustar um embutimento depois da cirurgia de fimose pode ser complicado. “Quando isso acontece, recorremos a retalhos locais, o que torna a cirurgia possível, mas mais complexa”, afirma o especialista.

Foto mostra homem de touca cobrindo todo o seu rosto - Metrópoles
A fimose é um excesso de pele no prepúcio que não permite a exposição da glande, dificultando a higiene e o ato sexual

Encurtamento ocorre mais na infância

Os casos de embutimento são mais comuns nas cirurgias de crianças do que nas de jovens e adultos, quando o pênis está mais desenvolvido. Um dos motivos é que o órgão adulto tem menor tendência a se retrair.

Além disso, em adultos, é mais comum que seja feita a cirurgia de retirada completa da pele que recobre a glande, a chamada circuncisão, que tem menores chances de levar ao embutimento. Em crianças, muitas vezes se opta por uma redução de pele parcial.

Barroso desaconselha esperar para fazer o procedimento. “A cirurgia de fimose na puberdade está associada a uma maior taxa de complicações e maior desconforto pós-operatório. Além disso, embora menos comum, o embutimento pode ocorrer também em adultos que já tenham uma tendência a uma retração do órgão dentro do corpo”, explica.

Segundo o Ministério da Saúde, metade dos meninos na primeira infância tem dificuldades de retrair a pele do pênis. A condição desaparece na maioria das crianças com o passar dos anos, mas deve ser acompanhada para não trazer problemas à saúde.

“A cirurgia é necessária principalmente nos casos de infecção urinária e de fibrose do prepúcio, um espessamento da pele”, explica o urologista.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?