metropoles.com

Circuncisão: o que é e por que deve ser feita

A remoção da pele que cobre a cabeça do pênis facilita a higienização e diminui a incidência de infecções. Saiba mais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ocskaymark, Istock
circuncisao
1 de 1 circuncisao - Foto: Ocskaymark, Istock

A circuncisão é o procedimento de remoção cirúrgica do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a maioria dessas cirurgias é realizada até os 5 anos por motivos médicos. O principal objetivo da cirurgia de fimose é remover o excesso de pele do órgão sexual masculino, que pode causar dor nas relações sexuais ou inflamações constantes. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 37% dos homens no mundo são circuncisados. De acordo com o urologista Carlos Watanabe, da Aliança Instituto de Oncologia, a circuncisão facilita a higienização, diminui a incidência de infecções urinárias e também previne doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids e a contaminação pelo vírus HPV. “Também há evidências de que pacientes circuncisados têm menor chance de desenvolverem câncer de pênis, e suas parceiras também apresentam menor probabilidade de apresentar câncer de colo no útero”, afirma o médico. 

A OMS recomenda a circuncisão em países com alta prevalência de HIV, especialmente na África Subsaariana. “Nos pacientes não circuncisados, o espaço entre o prepúcio e a glande serve para que se acumulem secreções, que aumentam o número de microorganismos, gerando inflamações locais. Além disso, o próprio prepúcio é mais frágil e pode sofrer pequenos traumas durante a atividade sexual, servindo como porta de entrada para vírus e bactérias”, esclarece o urologista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?