Cinco sinais que podem indicar deficiência de vitamina E
O nutriente ajuda a combater o envelhecimento celular e colabora para a saúde do coração
atualizado
Compartilhar notícia
A vitamina E é um nutriente envolvido na realização de várias funções importantes para o corpo. Ela ajuda a proteger as células dos danos provocados pelos radicais livres, estimula o sistema imunológico e colabora para evitar a arteriosclerose – enrijecimento das artérias, problema que está relacionado às doenças cardíacas.
“A vitamina E desempenha papel importante na composição das membranas celulares, conferindo proteção contra agentes oxidativos”, explica a nutricionista Laura de Souza e Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento.
Quando há deficiência de vitamina E, o corpo dá os seguintes sinais:
1. Fraqueza muscular
Sem receber a quantidade de vitamina E adequada, os músculos podem passar por um estresse oxidativo. Isso ocorre quando há um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes no organismo.
2. Problemas de coordenação
A falta de vitamina E também pode levar à quebra dos neurônios de Purkinje no cérebro – esses neurônios são cruciais para a coordenação e o controle dos movimentos.
3. Dormência e formigamento
Em alguns casos, a falta de vitamina E pode causar neuropatia periférica, uma condição que resulta em problemas para a transmissão de estímulos nervosos e gera dormência nas mãos e nos pés.
4. Sistema imunológico enfraquecido
A vitamina E ajuda a impulsionar o sistema imunológico, apoiando a produção das células T. Em caso de deficiência de vitamina E, é mais difícil combater infecções.
5. Visão embaçada
A falta de vitamina E também pode enfraquecer os receptores de luz na retina, levando a problemas de visão como vista embaçada.
O que causa a falta de vitamina E?
A carência de vitamina E raramente está relacionada à dieta e, normalmente, aparece em pessoas com condições genéticas ou problemas médicos que impedem o corpo de absorver e processar o nutriente adequadamente.
A nutricionista Isabela Zago, especialista em Nutrição Esportiva e Fisiologia do Exercício, destaca que a inclusão de gorduras boas na dieta é muito importante para o aproveitamento do nutriente. “Ela é uma vitamina lipossolúvel, isso significa que precisa de gordura para ser incorporada aos processos metabólicos do corpo”, detalha.
Em que alimentos posso encontrar a vitamina E?
Segundo Laura de Souza e Silva, as melhores fontes de vitamina E são carnes, ovos, oleaginosas, sementes, vegetais verdes escuros e linhaça.
Saiba como ganhar massa muscular mesmo com idade mais avançada