metropoles.com

Cinco alimentos que é melhor não colocar no carrinho do supermercado

É hora de reformular a lista de compras, excluindo dos hábitos alimentares aquilo que faz mal ao seu corpo. Veja a nossa lista de sugestões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JackF, Istock
supermercado
1 de 1 supermercado - Foto: JackF, Istock

Produtos industrializados certamente são os mais práticos. Será que é por isso que nos deixamos enganar, acreditando que eles podem até ser saudáveis, e insistimos em aceitá-los em nossas rotinas alimentares?

A lista de ingredientes dos alimentos industrializados inclui, principalmente, corantes, estabilizantes e açúcares – são os “não alimentos”. Também contém sódio em excesso, sempre presente e prejudicial à saúde. “Ao optar por ingredientes naturais e alimentos frescos, você não apenas enriquece as preparações como também dá mais sabor e valor nutricional à sua comida”, sugere a nutricionista Bruna Neuhauss.

Por isso, indicamos aqui alguns alimentos processados que, a partir de agora, você prometerá não trazer mais para casa:

Molho de tomate pronto: Tudo bem que basta aquecer e esparramar no macarrão. No entanto, essa praticidade toda tem um custo alto para a saúde. A lista de ingredientes do molho de tomate pronto chega a ter 12 componentes, entre eles glutamato monossódico, um realçador de sabor muito utilizado pela indústria. 

Macarrão instantâneo: Mais conhecido como miojo ou cup noodles, esse produto tem alto teor de sódio, gordura e conservantes. Antes de ser embalado, ele é frito para que fique pronto mais rápido. No entanto, isso aumenta consideravelmente a quantidade de calorias.

Salsicha: Esse produto é feito de partes dos ossos do boi, cartilagem e gorduras. As gorduras saturadas compõem cerca de 30% do produto. Elas estão associadas ao aumento dos níveis de colesterol e à elevação do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. As salsichas também têm sódio e conservantes na composição.

Achocolatados: Os de caixinha são ultraprocessados, o que significa que a lista de ingredientes vai muito além de leite e chocolate, contendo espessantes, aditivos químicos e gordura hidrogenada. Já os achocolatados em pó são praticamente 90% de açúcar.

Suco de caixinha: Há quem ache que está fazendo uma grande coisa ao trocar refrigerantes por sucos de caixinha. Não se enganem: tanto um quanto o outro são péssimos. O suco de caixinha contém mais da metade da quantidade diária de açúcar recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Os sucos em pó, então, são ainda piores. A fórmula deles contém, em média, apenas 1% de fruta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?