Cientistas vão testar combo de vacinas contra Covid-19 em pacientes
Objetivo é entender se as fórmulas podem estimular os diferentes agentes que compõem a resposta imunológica contra o coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Uma piada corrente por aí é a do cidadão que tomará todas as imunizações possíveis, para ter certeza de que ficará livre do coronavírus. Cientistas britânicos anunciaram, nesta semana, que testarão a possibilidade no próximo ano: eles pretendem aplicar as fórmulas da Pfizer, Moderna e Oxford em um grupo de pacientes.
Como cada uma das vacinas funciona de uma maneira, a ideia é verificar se os diferentes agentes do sistema imunológico serão acionados ao receber as três injeções e se, de fato, o combo deixará os voluntários mais protegidos.
O estudo será conduzido pelo grupo Vaccine Taskforce. “Anticorpos bloqueiam a invasão dos vírus às células, e as células T identificam as que foram contaminadas e as retiram de circulação. O ideal é ter os dois tipos de defesa. A ideia de misturar as vacinas é maximizar a força da resposta imune e proteger as pessoas contra a infecção viral”, explica Kate Bingham, presidente do grupo.
O estudo, porém, terá início apenas quando as três vacinas estiverem aprovadas pelo órgão regulatório do Reino Unido.