metropoles.com

Cientistas conseguem sequenciar o cromossomo Y pela primeira vez

Apesar de o genoma humano ter sido quase todo sequenciado há décadas, pesquisadores só conseguiram sequenciar cromossomo Y agora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Westend61
Imagem colorida de mãos usando luvas azul realizando teste de DNA em laboratório - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mãos usando luvas azul realizando teste de DNA em laboratório - Metrópoles - Foto: Westend61

Apesar de o genoma humano ter sido sequenciado há 20 anos, cientistas só conseguiram agora analisar completamente o cromossomo Y, responsável pelas características masculinas. A maioria das pessoas tem 22 pares de cromossomos além de dois responsáveis por definir o sexo biológico – XX para as mulheres, e XY para os homens.

O cromossomo Y é o menor de todos, e tem poucos genes que codificam proteínas. Além disso, tem várias faixas de DNA repetitivo, o que impossibilitava o sequenciamento com as técnicas tradicionais.

O feito foi divulgado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Nature nessa terça (23/8). Eles usaram uma nova técnica desenvolvida por uma empresa privada para sequenciar o cromossomo Y.

“Ele é cheio de estruturas complicadas e inclui grandes áreas onde os mesmos blocos de código se repetem várias vezes com pequenas variações, tornando o sequenciamento um pouco complicado”, explica o pesquisador Sergey Nurk, que fez parte do projeto, à revista New Scientist.

Os cientistas analisaram o DNA de 43 homens de várias etnias, e os pesquisadores encontraram uma diversidade “considerável” entre cada um deles. Ainda assim, falta descobrir se o DNA que se repete tem alguma função importante e se as outras partes apresentam genes responsáveis por alguma “receita” de proteína.

“Acredito que há muito a aprender sobre o DNA repetitivo que ainda  não sabemos. Por enquanto, é entendido como sem propósito”, afirma o cientista Charles Lee, do Laboratório de Medicina Genômica Jackson, em Connecticut. Ele também participou do estudo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?