metropoles.com

Cuidado ao cumprimentar! Cientistas acham sêmen, pelo e saliva em mãos

Pesquisa apontou que a pele dos voluntários mantinha vestígios de sujeira ainda que eles tivessem lavado as mãos antes do teste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto mostra dois homens de terno em um aperto de mãos - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra dois homens de terno em um aperto de mãos - Metrópoles - Foto: Getty Images

Um simples aperto de mãos pode colocar você em contato com partículas de esperma, pelos e saliva, segundo aponta um estudo de cientistas forenses do Reino Unido. Os peritos criminais atuam como nas séries policiais da saga CSI, recolhendo amostras para análise em laboratório.

Usando o mesmo método, os pesquisadores descobriram que ao menos 30% das mãos das pessoas mantém partículas de sujeira mesmo depois de terem sido lavadas. A análise foi feita por pesquisadores da polícia da Irlanda do Norte em 66 pessoas que participavam de uma conferência científica. Foi recolhida uma amostra diferente para cada uma das mãos dos voluntários.

Os participantes – 45 mulheres e 21 homens – tiveram de responder qual o última ocasião em que haviam lavado as mãos: 35% deles afirmou ter feito a higiene ao menos uma hora antes do teste.

Foto mostra tubos de ensaio com diferentes tons de uma substância azul
Testes foram feitos com 66 participantes de uma conferência científica

Em 2% das mãos examinadas, foram encontradas partículas de sêmen. Como se tratavam de fragmentos, não se pode dizer se os vestígios eram produto de atividade sexual ou do contato com superfícies sujas.

Saliva e pelos nas mãos

Outro fluido corporal achado nas amostras foi a saliva, presente em 9% das análises.

A presença de cabelos e pelos corporais foi encontrada em 30% das mãos, inclusive nas das pessoas que afirmaram tê-las lavado menos de uma hora antes da coleta. Entre os que estavam há 3 horas sem lavar as mãos, metade tinha partículas de cabelo.

Se serve de consolo, nenhum dos 66 membros da conferência tinha sangue nas mãos. O estudo foi publicado em 18/5 na revista especializada Science & Justice.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?