metropoles.com

Cientistas identificam gene responsável por agravar quadros de Covid

O estudo afirma que, depois de idade, peso e sexo, um gene específico é o fator mais crucial para determinar risco de ter Covid-19 grave

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
DNA
1 de 1 DNA - Foto: Getty Images

Desde o início da pandemia, os especialistas buscam compreender por que algumas pessoas são tão afetadas pelo vírus Sars-CoV-2 enquanto outras não. Pesquisadores da Universidade Médica de Bialystok, na Polônia, podem ter chegado perto da resposta: eles identificaram um gene que dobraria o risco de alguns pacientes desenvolverem quadros graves da Covid-19 e, até mesmo, morrerem.

Em uma coletiva de imprensa feita nessa quarta-feira (12/1), a equipe do estudo afirmou que, depois de idade, peso e sexo, um gene específico é o fator mais crucial para determinar o risco grave de Covid-19. Eles também acreditam que a descoberta pode ajudar médicos a identificarem quais pacientes correm mais risco e precisam de tratamento intensivo caso sejam hospitalizados.

“Depois de mais de um ano e meio de trabalho foi possível identificar um gene responsável por uma predisposição a ficar gravemente doente com coronavírus”, declarou Adam Niedzielski, ministro da Saúde da Polônia.

A investigação analisou cerca de 1.500 pessoas infectadas pelo vírus. Foi observado em algumas delas a presença desta variante genética, que faz parte do cromossomo número 3, capaz de agravar os casos e até mesmo levar à morte dos pacientes. Ainda de acordo com os cientistas, 14% dos poloneses apresentam esse gene, mas no resto da Europa a percentagem é de cerca de 9%.

“A presença da variante genética aumenta em duas vezes as chances de ser infectado ou até mesmo de morrer de Covid-19”, afirmou Marcin Moniuszko, professor e líder do estudo, durante a coletiva.

De acordo com os pesquisadores, um teste genético relativamente simples poderia ser usado para identificar pessoas com o gene de risco. E, além disso, o exame é capaz de ajudar a encontrar os pacientes que, se infectados, podem ficar muito doentes antes mesmo que a infecção ocorra.

Outros estudos

Em novembro, cientistas da Universidade de Oxford disseram ter identificado a versão de um gene que pode estar associado ao dobro do risco de insuficiência pulmonar durante a Covid-19. Os britânicos acharam um pedaço de DNA que impede as células pulmonares de combaterem o vírus.

O gene, chamado LZTFL1, dobra o risco de morte por Covid-19. Segundo o estudo, mais de um em cada seis britânicos e europeus pode ter a informação genética.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?