metropoles.com

Cientistas identificam anticorpo que neutraliza coronavírus em laboratório

Pesquisadores da Holanda anunciaram ter encontrado um anticorpo humano que foi capaz de neutralizar o Sars-CoV-2 em culturas celulares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BSIP/Colaborador/Getty Images
imagem de coronavírus vistos em laboratório
1 de 1 imagem de coronavírus vistos em laboratório - Foto: BSIP/Colaborador/Getty Images

Pesquisadores da Universidade de Utrecht, Erasmus Medical Center e Harbor BioMed, na Holanda, divulgaram, nesta segunda-feira (04/05), que o anticorpo responsável por neutralizar o coronavírus foi identificado. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

O time de especialistas pesquisava anticorpos que combatiam o Sars-Cov, que causa a Sars, e redefiniram o foco para procurar os micro-organismos que bloqueiam a ação do Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19. O anticorpo é totalmente humano e foi capaz de neutralizar a infecção do coronavírus em culturas celulares.

“Esse anticorpo neutralizante tem potencial para alterar o curso da infecção no hospedeiro infectado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger um indivíduo não infectado que é exposto ao vírus”, afirmou Berend-Jan Bosch, líder da pesquisa, em um comunicado à imprensa.

Os cientistas explicam que ainda falta muito para descobrir se o anticorpo pode, de fato, ajudar a proteger ou diminuir a quantidade de vírus no organismo de pessoas infectadas, mas esperam que o trabalho ajude a viabilizar um tratamento no futuro.

“Acreditamos que nossa tecnologia possa contribuir para atender essa necessidade de saúde pública mais urgente e estamos buscando várias outras vias de pesquisa”, explica Jingsong Wang, um dos participantes do estudo.

Em entrevista ao G1, a pesquisadora Ana Maria Moro, do Instituto Butantan, explica que o trabalho é “muito preliminar” e que há outros mais adiantados.

“Fizeram um anticorpo humano, mas eles não sabem ainda como neutraliza exatamente. Isso eu achei um ponto de interrogação. E só fizeram ensaio em células de laboratório”, afirma a cientista, que também desenvolve um trabalho com anticorpos para o tratamento da Covid-19. “Eles identificaram uma sequência. Não quer dizer que eles tenham um produto pronto para usar. Precisa fazer estudo em macacos, precisa fazer as linhagens.”

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?