metropoles.com

Cientistas do MIT desenvolvem remédio capaz de reverter perda auditiva

Medicamento estimula a regeneração das células ciliadas perdidas ao longo da vida pela exposição a ruídos e tratamentos medicamentosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Surdez
1 de 1 Surdez - Foto: iStock

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, anunciaram o desenvolvimento de um tratamento capaz de reverter a perda da audição sem o uso de aparelhos auditivos ou implantes.

A terapia regenerativa, desenvolvida em parceria com a empresa de biotecnologia Frequency Therapeutics, usa pequenas moléculas para transformar células progenitoras – descendentes das células-tronco, com a capacidade de se proliferar – em células ciliadas, as receptoras auditivas.

Os seres humanos nascem com aproximadamente 15 mil células ciliadas em cada cóclea, a parte interna do ouvido. Elas morrem ao longo da vida, quando uma pessoa é exposta a ruídos altos ou a medicamentos, como alguns antibióticos e quimioterapias, e nunca se regeneram. A perda auditiva progressiva pode levar ao isolamento social, frustração e problemas como o zumbido.

O novo medicamento foi projetado em laboratório para ser aplicado diretamente no ouvido e regenerar as células da cóclea, segundo explicaram os pesquisadores ao portal do MIT.

De acordo com os cientistas, os primeiros testes clínicos levaram à melhora da audição dos voluntários, medida pela percepção de fala, ou seja, a capacidade de entender e reconhecer palavras.

Agora, a farmacêutica está recrutando 124 voluntários para uma nova etapa de testes. A expectativa é de que os resultados estejam disponíveis no início de 2023.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?