metropoles.com

Cientistas do MIT criam pílula que injeta insulina direto no estômago

Armada com uma pequena agulha, a cápsula oferecerá uma opção aos pacientes de diabetes tipo 1, que precisam de injeções diárias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felice Frankel/MIT/Divulgação
mit-oral-insulin-0
1 de 1 mit-oral-insulin-0 - Foto: Felice Frankel/MIT/Divulgação

Em mais um capítulo da busca dos cientistas por opções viáveis e mais fáceis para repor as necessidades de insulina de pacientes de diabetes tipo 1, pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criaram uma pílula capaz de entregar a substância por via oral, substituindo as injeções diárias. A descoberta foi publicada nesta semana na revista Science, uma das publicações mais importantes do setor.

A cápsula oca tem uma ponta reta e é feita de açúcar – o formato é ideal para garantir que o objeto se posicione no estômago. Ao se dissolver, a pílula “solta” uma agulha feita de insulina sólida e perfura o órgão, garantindo que a substância seja absorvida pelas paredes e entre na corrente sanguínea. O que sobra da estrutura demora pelo menos uma semana para se movimentar pelo aparelho digestivo e deve ser eliminada facilmente nas fezes, pois é feita de material biodegradável. A invenção só foi testada em ratos e porcos, por enquanto.

“É um design muito inteligente”, comenta a professora Edith Mathiowitz, da Universidade Brown. Mas ela se preocupa com a possibilidade de as pequenas perfurações no estômago serem prejudiciais em longo prazo – bactérias e vírus maléficos poderiam se aproveitar dos espaços para entrar no corpo.

Não é a primeira vez que se cria um medicamento oral para reposição de insulina: os pacientes com diabetes tipo 1 sofrem com a necessidade de injeções diárias e, muitas vezes, acabam abandonando o tratamento. Em 2018, pesquisadores da Universidade de Harvard criaram um comprimido capaz de sobreviver aos ácidos intestinais até encontrar um local ideal para liberar a substância.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?