metropoles.com

Cientistas descobrem o melhor e o pior cheiro do mundo. Entenda

Resultados mostram que as pessoas têm percepções muito semelhantes sobre os cheiros, não importa a cultura à qual pertençam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
cheiro em direção ao nariz
1 de 1 cheiro em direção ao nariz - Foto: Getty Images

Uma pesquisa organizada por cientistas do Instituto Karolinka, da Suécia e da Universidade de Oxford, do Reino Unido, mostra que a população mundial concorda em pelo menos duas coisas. O melhor cheiro do mundo é o de baunilha e o pior, o de chulé.

“Queríamos examinar se as pessoas ao redor do mundo têm a mesma percepção de cheiro e gostam dos mesmos tipos de odor, ou se isso é algo que é aprendido culturalmente”, explicou Artin Arshamian, pesquisador do Departamento de Neurociência Clínica do Instituto Karolinska.

De acordo com o trabalho publicado na revista científica Current Biology, a percepção se um cheiro é bom ou ruim é determinada, principalmente, pela estrutura molecular do odor específico.

Para o estudo, 235 indivíduos foram solicitados a classificar cheiros em uma escala de agradável a desagradável. Os resultados mostraram variação individual dentro dos grupos e correspondência global sobre quais odores eram agradáveis e desagradáveis.

Ambientes díspares

No grupo de voluntários, havia pessoas que vivem em comunidades isoladas do México, Equador e Malásia e moradores de grandes centros urbanos. “Como esses grupos vivem em ambientes odíferos tão díspares, como floresta tropical, costa, montanha e cidade, capturamos muitos tipos diferentes de experiências de odor”, explicou Arshamian, em comunicado à imprensa.

As percepções de cheiro deles foram cruzadas com informações de um grande banco de dados de moradores de Nova York e o cheiro da baunilha foi considerado o mais agradável, seguido do cheiro de pêssego. O chulé – que é composto por moléculas de ácido isovalérico – foi o que provocou maior repulsa.

A hipótese dos pesquisadores é que a nossa espécie aprendeu a gostar ou rejeitar as moléculas de odor por questões de sobrevivência e isso acabou inscrito em nosso código genético.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?