Cientistas descobrem como um gene pode inibir o câncer de mama
Gene HOXA5 funciona em conjunto com outra proteína e inibe um processo que pode levar ao desenvolvimento do câncer de mama
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores do Johns Hopkins Kimmel Cancer Center, nos Estados Unidos, descobriram como o gene HOXA5 pode funcionar para impedir a formação do câncer de mama. O estudo, publicado na revista Cancer Research em outubro, indica que o HOXA5 se liga a outra proteína e aumenta as propriedades de supressão do câncer.
O HOXA5 está nas células que revestem a mama, ajudando no processo de maturação delas para realizar suas funções finais – evolução conhecida como diferenciação celular. A perda de HOXA5 resulta em células que ficam presas no estágio de diferenciação incompleta, o que pode levar ao câncer.
Quando um tumor maligno é formado na mama, há perda de 60% do gene em questão. Mas a perda isolada de HOXA5 nem sempre é suficiente para iniciar o processo de câncer. Foi para entender as outras etapas envolvidas no processo que a equipe de Saraswati Sukumar, professor de oncologia na Universidade Johns Hopkins, iniciou os estudos.
O grupo analisou linhagens celulares de câncer de mama e descobriu que o HOXA5 tem um parceiro. O gene se liga à proteína I kappa B alpha (IκB-α) e inibe a formação de um complexo proteico, reduzindo o potencial de desenvolvimento do câncer.
“Nossos estudos demonstram que o HOXA5 está agindo para frear uma via inflamatória muito importante, que tem se mostrado um promotor do desenvolvimento de tumores”, disse Sukumar na divulgação do artigo publicada pela Faculdade de Medicina da universidade.
Para o pesquisador, entender exatamente como isso acontece é de grande importância, pois aumentar a quantidade de HOXA5 nas células tumorais pode ser um caminho para tentar reverter o processo de formação do tumor.
A equipe de cientistas espera realizar e influenciar mais investigações sobre como o gene perdido pode ser substituído ou restabelecido.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.