Cientistas descobrem 200 remédios que podem funcionar contra a Covid
Desses, 40 estão passando por ensaios clínicos. O restante ainda não foi testado, mas modelo de computador aponta possível eficácia
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram, com a ajuda de um programa de computador, 200 medicamentos que podem funcionar no tratamento da Covid-19. Desses, apenas 40 estão passando por estudos clínicos até o momento. O estudo foi publicado nesta quinta (1°/7) na revista científica Science Advances.
O modelo de computador foi alimentado com um mapa das proteínas que estão envolvidas na infecção pelo coronavírus – desde as que ajudam o vírus a entrar nas células até as geradas em consequência da doença – e cruzou as informações com os dados de dois mil medicamentos aprovados para uso e seu funcionamento.
Os medicamentos foram, então, classificados quanto ao possível papel na batalha contra a infecção: alguns funcionariam contra a replicação viral, e outros, estimulariam a resposta imunológica. Algumas dessas drogas foram testadas em células derivadas de humanos e primatas em laboratório e apresentaram bons resultados.
“Nosso estudo obteve informações inesperadas sobre os mecanismos por trás da Covid-19, e nos mostrou algumas drogas promissoras que podem funcionar para tratar ou prevenir a infecção. Usamos uma abordagem baseada em dados, essencialmente permitindo que algoritmos de inteligência artificial interrogassem bancos de dados, e depois validamos nossas descobertas em laboratório, confirmando o poder dessa abordagem”, explica Namshik Han, um dos cientistas responsáveis pelo estudo.
Os medicamentos ainda precisam passar por estudos clínicos para que sua eficácia em humanos seja comprovada.