Cientistas criam spray nasal que promete proteger do coronavírus
Fórmula ainda não foi testada em estudo clínico, mas inventores dizem que ela pode ser mais eficiente do que o uso de máscaras
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram um spray de nanocorpos que seria eficiente para evitar a contaminação pelo coronavírus. O produto, chamado de Aeronabs, de acordo com seus inventores, seria mais eficiente do que as máscaras de pano para proteção.
O spray ainda não passou por estudos clínicos e a pesquisa não foi revisada pela comunidade científica até o momento. A ideia é que ele seja aplicado diretamente no nariz do indivíduo.
Os nanocorpos são proteínas parecidas com anticorpos encontradas no sangue de lhamas, camelos e alpacas. Os pesquisadores usaram uma forma sintética modificada para que as partículas atinjam o Sars-CoV-2, bloqueando a entrada do vírus nas células.
“Para quem não tem acesso ou não apresente resposta à vacina contra a Covid-19, o Aeronabs pode ser uma linha de defesa permanente contra a doença”, afirma Peter Walter, coinventor do produto, ao jornal DailyMail. “É tão efetivo que excedeu nossa capacidade de mensurar a potência”, afirma.