Perda de peso: dispositivo estimula nervo com luz para controlar apetite
Pequeno dispositivo estimula as terminações do nervo vago, responsável pela regulação da ingestão de alimentos
atualizado
Compartilhar notícia
Considerada uma epidemia global, a obesidade segue desafiando médicos sobre quais os melhores tratamentos para ajudar pacientes com sérios problemas de saúde devido ao peso. Cientistas da Universidade A&M, no Texas (EUA), descreveram um minúsculo dispositivo médico, ainda em fase de teste, que requer um procedimento operatório simples para a implantação. Os detalhes do estudo foram publicados na edição de janeiro da Nature Communications.
Ao contrário de cirurgias de redução de estômago, que são muito invasivas e prolongam o período de recuperação dos pacientes, o dispositivo optogenético gástrico proporciona a sensação de “estômago satisfeito” ao estimular as terminações do nervo vago – o maior dos nervos cranianos, que é responsável pela regulação da ingestão de alimentos – com luz.
Ao contrário de outros dispositivos que requerem um cabo de alimentação, este dispositivo é sem fio e pode ser controlado externamente a partir de uma fonte de radiofrequência remota. O tamanho também impressiona: o aparelho tem raio de 5,5mm e espessura de 1mm.
“Queríamos criar um dispositivo que não apenas exigisse cirurgia mínima para implantação, mas também nos permitisse estimular terminações nervosas específicas no estômago”, disse o Dr. Sung II Park, professor assistente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação. “Nosso dispositivo tem o potencial de fazer essas duas coisas em condições gástricas adversas, o que, no futuro, pode ser extremamente benéfico para pessoas que precisam de cirurgias dramáticas para perda de peso.”
Manutenção do peso
A obesidade coloca as pessoas em risco de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer. Para aqueles com índice de massa corporal superior a 35 ou que tenham pelo menos duas condições relacionadas à obesidade, a cirurgia oferece um caminho para que os pacientes não apenas percam o excesso de peso, mas também mantenham seu peso a longo prazo.
Do estômago ao cérebro
Em busca de tratamentos menos invasivos, o nervo vago tem recebido muita atenção como alvo contra a obesidade, uma vez que fornece informações sensoriais sobre a plenitude, desde o revestimento do estômago até o cérebro.
Embora existam dispositivos médicos que podem estimular as terminações do nervo vago e, consequentemente, ajudar a conter a fome, esses dispositivos são semelhantes em design a um marca-passo, ou seja, fios conectados a uma fonte de corrente fornecem choques elétricos para ativar as pontas do nervo.
As tecnologias sem fio, bem como a aplicação de ferramentas genéticas e ópticas avançadas, têm o potencial de tornar os dispositivos de estimulação nervosa menos complicados e mais confortáveis para o paciente.