metropoles.com

Cientistas criam dispositivo para restaurar olfato perdido com Covid

Aparelho é similar ao usado por pessoas com deficiência auditiva. Com impulsos elétricos, ele estimula o cérebro dos usuários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VCU/Reprodução
protótipo vcu para olfato
1 de 1 protótipo vcu para olfato - Foto: VCU/Reprodução

Uma das principais sequelas da Covid-19, principalmente em pacientes da primeira onda da doença, foi a perda de olfato. O sintoma era muito comum, e há indivíduos que não recuperaram até hoje a capacidade de sentir cheiros.

Para resolver o problema, pesquisadores da Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos, estão criando um dispositivo que funciona como um aparelho de surdez, mas para o olfato.

Em formato de óculos, o protótipo detecta os odores do ambiente, e envia um sinal que é transformado em impulso elétrico para estimular o bulbo olfatório: cada cheiro terá um tipo de padrão para que o cérebro entenda as diferenças e o senso de odor seja detectado.

“Estamos tentando descobrir uma maneira de restaurar o senso de odor há quase três décadas. Há uns 10 anos, tive a ideia de que poderíamos desviar do nervo olfatório danificado, usando um implante coclear, que estimularia partes do cérebro restaurarando a percepção de cheiro”, explica Richard Costanzo, neurofisiologista responsável pelo estudo, em entrevista ao Daily Mail.

A perda de olfato pode acontecer por outros fatores além da Covid – danos neurológicos decorrentes de uma lesão no cérebro ou uma cirurgia invasiva também causam o problema.

Costanzo conta que ainda não se sabe exatamente qual parte do cérebro sente o cheiro de uma banana ou uma maçã (e pode nem ser um lugar só). Os pesquisadores pegaram carona em um estudo sobre epilepsia, e estimularam os voluntários com vários cheiros enquanto estavam sendo observados, para entender onde colocar os eletrodos.

O cientista está animado: depois de anos falando aos seus pacientes que não há cura para a perda de olfato causada por acidentes, essa pode ser uma nova esperança. “Acho que quanto mais pessoas trabalharem nisso, melhor  vai ser a nossa solução para o paciente”, explica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?