Cientistas criam aparelho que ajuda paciente a ficar sóbrio mais rápido
Aparelho conseguiu acelerar em até 3 vezes tempo que o organismo leva para se livrar do álcool
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores do Canadá criaram um aparelho que ajuda a eliminar o álcool do corpo de maneira mais rápida. O objetivo é usá-lo na recuperação de pacientes que enfrentam intoxicações provocadas pelo excesso de bebidas alcoólicas.
Em todo o mundo, cerca de 3 milhões de mortes por ano são causadas por situações em que houve ingestão excessiva de álcool e conseguir uma forma de acelerar o processo desempenhado pelo corpo para se livrar da substância de maneira mais rápida pode salvar muitas vidas.
O fígado elimina 90% do álcool do sangue e, até aqui, os médicos não sabiam como ajudá-lo a fazer isso. A inovação trazida pelos cientistas é possibilitar que os pulmões, com o suporte do novo aparelho, contribuam no processo. Para usá-lo, basta que os pacientes respirem, o dispositivo ajuda nas trocas gasosas necessárias para manter o equilíbrio do corpo.
“É um dispositivo muito básico e de baixa tecnologia que poderia ser feito em qualquer lugar do mundo: não são necessários eletrônicos, computadores ou filtros”, explicou o médico Joseph Fisher, do Toronto General Hospital Research Institute, ao site Science Alert.
Até agora, o aparelho foi testado em cinco indivíduos do sexo masculino, com e sem álcool no sangue. Em sessões de tratamento de três horas, os pacientes conseguiram triplicar a velocidade de eliminação do álcool.