metropoles.com

Cientistas criadores de vacina contra Covid testam imunizante para HIV

Fórmula será testada em 13 pacientes britânicos, mas também em países africanos onde o vírus é mais prevalente entre a população

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Justiça diz que demissão de funcionário com HIV foi discriminatória
1 de 1 Justiça diz que demissão de funcionário com HIV foi discriminatória - Foto: Divulgação

Os mesmos pesquisadores que criaram a vacina de Oxford contra a Covid-19 devem começar, nesta semana, um estudo clínico para um imunizante que atue contra o HIV. Até o momento, as fórmulas não tiveram sucesso porque o vírus sofre mutações muito rapidamente.

Porém, os cientistas acharam um ponto fraco no patógeno, uma região que não sofre tantas mutações conforme o vírus evolui. Estão participando da pesquisa 13 pessoas HIV-negativo entre 18 e 65 anos com baixo nível de infecção, que receberão duas doses com um intervalo de quatro semanas.

Os pesquisadores vão recolher amostras de sangue dos participantes 11 vezes para monitorar a resposta imunológica e descobrir se a vacina é eficaz contra a infecção pelo HIV. A fórmula é semelhante à usada contra a Covid-19, e usa um adenovírus para carregar fragmentos do vírus HIV.

Segundo Tomas Hanke, o cientista à frente da pesquisa, o imunizante está sendo desenvolvido há 40 anos. “Este estudo é o primeiro de uma série de avaliações desta nova estratégia vacinal em indivíduos HIV-negativos para prevenção, e em pessoas que vivem com HIV, para a cura”, afirma, ao jornal Daily Mail.

O imunizante também será testado no Quênia, Zâmbia e Uganda, países onde a prevalência de HIV é maior. Os responsáveis pelo levantamento esperam ter os primeiros resultados em abril de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?