metropoles.com

Cientistas brasileiros conseguem curar paciente com Aids; 3º caso no mundo

O estudo foi realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com 30 voluntários, todos com carga viral do HIV indetectável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
spukkato/iStock
Fita vermelha, símbolo do Dia Mundial da Luta Contra a Aids
1 de 1 Fita vermelha, símbolo do Dia Mundial da Luta Contra a Aids - Foto: spukkato/iStock

A 23ª Conferência Internacional de Aids, organizada pela Sociedade Internacional de Aids, irá apresentar nesta terça-feira (7/7) uma pesquisa brasileira na qual cientistas dizem ter conseguido eliminar o vírus HIV de um paciente que vivia com ele há sete anos. Esse é o terceiro caso registrado em todo o mundo.

O estudo, iniciado em 2013, foi conduzido na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e traz esperança para as pessoas com a doença. Os cientistas contaram com  30 voluntários , todos com carga viral do HIV indetectável no organismo – pessoas com carga viral baixa que não transmitem a doença –  e faziam tratamento padrão com coquetéis para a Aids.

Os voluntários foram divididos em seis grupos e receberam diferentes combinações de remédios. Responderam melhor ao tratamento os que tomaram os antirretrovirais dolutegravir e o maraviroc. As medicações fizeram o vírus sair do estado de latência, aparecendo no organismo. A nicotinamida e a auranofina potencializaram o efeito das drogas.

Depois de participar do ensaio liderado pelo infectologista Ricardo Sobhie Diaz, o paciente brasileiro parou de tomar os medicamentos contra a Aids e está há 17 meses sem sinais do vírus no organismo.

A Unifesp desenvolveu também uma vacina com células dendríticas, capazes de ensinar o sistema imunológico do paciente de Aids a identificar a célula infectada e reagir contra ela.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?