Cientistas apontam 2 alimentos capazes de prevenir o diabetes tipo 2
Estudo italiano analisou os efeitos indiretos do consumo de 12 alimentos de origem animal no desenvolvimento da doença
atualizado
Compartilhar notícia
![Na imagem, duas tigelas de iogurte branco com morango, mirtilo e granola em cima - Metrópoles](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_700/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2022/09/16111959/GettyImages-1077059528.jpg)
Pesquisadores da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália, apontam que beber um copo de leite ou comer um potinho de iogurte todos os dias pode contribuir para a prevenção da diabetes tipo 2. Por outro lado, o consumo de carne vermelha e carne processada aumenta em aproximadamente 20% o risco de desenvolver a doença.
Os cientistas italianos analisaram dados de 13 revisões científicas anteriores, envolvendo um total de 175 estudos que buscaram relação entre o consumo de 12 alimentos de origem animal e o desenvolvimento da diabetes tipo 2.
A lista de alimentos analisados nos trabalhos inclui carne vermelha dos tipos bovina, ovina e suína; carnes brancas, como frango e peru; carnes processadas, como bacon e salsichas; e peixe. Também foram avaliados laticínios em versões integrais e reduzidas em gordura, como leite, queijo e iogurte, e ovos.
Cruzando os dados, foi possível perceber que as pessoas que consumiam um copo de leite por dia eram 10% menos propensas a receberem um diagnóstico de diabetes tipo 2 em comparação com as que consumiam menos. Para aqueles que ingeriam 100 gramas de iogurte ao dia, o risco era 6% menor.
Queijo
Os resultados encontrados não foram significativos para o consumo de 30 gramas de queijo. Em outras palavras, a ingestão limitada a essa quantidade não traria benefícios ou prejuízos.
A médica e principal autora do estudo, Annalisa Giosuè, explicou em um comunicado que os produtos lácteos são ricos em nutrientes, vitaminas e outros compostos bioativos que podem influenciar favoravelmente o metabolismo da glicose – o processamento do açúcar pelo organismo.
“Os probióticos também são conhecidos por exercerem efeitos benéficos no metabolismo da glicose, o que pode explicar por que descobrimos que o consumo regular de iogurte está associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2″, escreveu.
Aumento do risco
As pessoas que comiam 100 gramas de carne vermelha por dia apresentaram 22% mais chances de desenvolver a doença em comparação com as que comiam menos. Para as que consumiam 50 gramas de carnes processadas, o risco aumentou para 30%.
As carnes vermelha e processadas são ricas em ácidos graxos saturados, colesterol e ferro heme, conhecidos por causar inflamação crônica de baixo nível e estresse oxidativo, o que pode reduzir a sensibilidade das células à insulina. As carnes processadas contêm ainda nitratos, nitritos e sódio, conhecidos por danificar as células produtoras de insulina do pâncreas.
Os dados do estudo serão apresentados na próxima semana, na reunião anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes em Estocolmo, na Suécia, e estão aceitos para publicação na revista Diabetes Research and Clinical Practice.
Diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pela resistência do organismo à insulina – hormônio responsável por manter o açúcar no sangue estável –, causada por hábitos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo e consumo excessivo de carboidratos.
Mais de 13 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil, o que representa 6,9% da população, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.
Os sintomas mais comuns são sensação de boca seca, sede constante, aumento da vontade de urinar e perda de peso sem causa aparente. Quando não é tratada, a diabetes pode levar a doenças cardíacas, perda de membros e cegueira.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.