Cientistas acham vírus semelhante ao da Covid em morcegos
O vírus foi encontrado no Reino Unido. Apesar de ter potencial para pular de espécie, risco de contaminação ainda é considerado baixo
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores do University College London, do Reino Unido, encontraram um novo vírus em morcegos, semelhante ao coronavírus. O achado foi registrado em um artigo pré-print publicado na revista Bioxiv, na última terça-feira (21/3).
Os cientistas analisaram 48 excrementos de 16 das 17 espécies de morcegos presentes no Reino Unido. Durante as análises, nove tipos de vírus foram encontrados, sendo que um deles, o sarbecovírus, precisa desenvolver apenas uma mutação para se tornar tão contagioso quanto o coronavírus.
As regiões do estudo não foram reveladas. Entre os vírus detectados, dois já haviam sido descobertos anteriormente: o RhGB07 e o RfGB02.
Segundo o professor François Balloux, líder da pesquisa, o sarbecovírus tem potencial zoonótico, isto é, a doença infecciosa dos animais pode ser transmitida para seres humanos. No entanto, no momento, o pesquisador não considera esse risco alto.
“No geral, embora os sarbecovírus do Reino Unido exigissem mais adaptações para infectar humanos, seu risco é desconhecido, mas merece uma vigilância mais rigorosa”, afirmou na pesquisa.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.