metropoles.com

Cientistas acham vírus semelhante ao da Covid em morcegos

O vírus foi encontrado no Reino Unido. Apesar de ter potencial para pular de espécie, risco de contaminação ainda é considerado baixo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Banco de imagens/Envato Elements
Morcego Nipah virus
1 de 1 Morcego Nipah virus - Foto: Banco de imagens/Envato Elements

Pesquisadores do University College London, do Reino Unido, encontraram um novo vírus em morcegos, semelhante ao coronavírus. O achado foi registrado em um artigo pré-print publicado na revista Bioxiv, na última terça-feira (21/3).

Os cientistas analisaram 48 excrementos de 16 das 17 espécies de morcegos presentes no Reino Unido. Durante as análises, nove tipos de vírus foram encontrados, sendo que um deles, o sarbecovírus, precisa desenvolver apenas uma mutação para se tornar tão contagioso quanto o coronavírus. 

As regiões do estudo não foram reveladas. Entre os vírus detectados, dois já haviam sido descobertos anteriormente: o RhGB07 e o RfGB02. 

Segundo o professor François Balloux, líder da pesquisa, o sarbecovírus tem potencial zoonótico, isto é, a doença infecciosa dos animais pode ser transmitida para seres humanos. No entanto, no momento, o pesquisador não considera esse risco alto. 

“No geral, embora os sarbecovírus do Reino Unido exigissem mais adaptações para infectar humanos, seu risco é desconhecido, mas merece uma vigilância mais rigorosa”, afirmou na pesquisa.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?