metropoles.com

Cientista aponta como potencializar os benefícios do iogurte

Pesquisa publicada no The Journal of Nutrition provou as vantagens do hábito de adoçar o iogurte com mel. Combinação favorece probióticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hiroyuki nakai/Getty Images
Foto colorida de tigela com iogurte dentro. Ao lado, há pedaços folhas de plantas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de tigela com iogurte dentro. Ao lado, há pedaços folhas de plantas - Metrópoles - Foto: Hiroyuki nakai/Getty Images

Cientistas da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, dos Estados Unidos, decidiram avaliar o impacto da combinação iogurte e mel na saúde digestiva. Publicados no The Journal of Nutrition, os resultados mostraram que o mel potencializa os probióticos presentes no iogurte.

Os probióticos são micro-organismos vivos, também chamados de bactérias boas, que melhoram a microbiota intestinal. Além de ser importante para a digestão, pesquisas recentes associam a qualidade da microbiota intestinal à eficiência do sistema imunológico e à saúde do cérebro.

“As enzimas em nossa boca, estômago e intestinos ajudam na digestão e facilitam a absorção de nutrientes, mas também reduzem a viabilidade de micróbios. Isso é ótimo quando se trata de patógenos, mas não necessariamente quando se trata de bactérias benéficas”, disse Holscher. “Queríamos ver se o mel poderia ajudar as bactérias probióticas a sobreviverem no intestino”, aponta Hannah Holscher, professora de Nutrição e líder do estudo.

Iogurte e mel

Em uma primeira parte da pesquisa, os cientistas conduziram experimentos de laboratório para testar se as bactérias do tipo Bifidobacterium animalis presentes no iogurte sobreviviam a soluções que imitavam a composição da saliva, do ácido estomacal e da bile intestinal.

Os resultados mostraram vantagens para as bactérias que estavam na mistura iogurte e mel, quando comparadas as que estavam apenas em iogurte ou no iogurte com açúcar.

 

 

Foto colorida de bowl com iogurte dentro e ao redor, frutas vermelhas - Metrópoles

Em uma segunda etapa, os pesquisadores fizeram um teste com 36 participantes. Ao compararem os resultados das três combinações na alimentação dos voluntários – iogurte e mel, iogurte e açúcar e só iogurte -, eles perceberam que a combinação de iogurte e mel foi a que conseguiu preservar a maioria dos probióticos ingeridos.

“Descobrimos que uma colher de sopa de mel em uma porção de iogurte ajuda a dar suporte à sobrevivência probiótica. No entanto, temos que ter em mente que o mel é um açúcar adicionado, e a maioria dos americanos precisa estar ciente da quantidade de açúcar em sua dieta para manter um peso corporal saudável”, afirmou Hannah Holscher, em comunicado de imprensa. “Mas adicionar um pouco de mel ao iogurte sem açúcar é uma boa combinação culinária para incorporar ao cardápio.”

A dica da cientista é incluir um parfait, sobremesa de origem francesa que junta iogurte, frutas vermelhas e mel, quando bater aquela vontade de doce.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?