Cientista Miguel Nicolelis funda novo centro de conhecimento em Milão
Miguel Nicolelis anunciou a criação de um polo de neurotecnologia em parceria com a Universidade Vita-Salute San Raffaele
atualizado
Compartilhar notícia
O cientista Miguel Nicolelis anunciou, nesta terça-feira (5/3), a criação um polo de neurotecnologia na cidade de Milão, na Itália. A iniciativa será em parceria com o Hospital IRCCS San Raffaele e a Universidade Vita-Salute San Raffaele.
O centro estará focado na criação de múltiplos protocolos de neuroreabilitação e de terapias para o tratamento de pessoas sofrendo de doenças neurológicas, tais como lesão medular, doença de Parkinson, derrames, esclerose múltipla e epilepsia crônica.
Segundo Nicolelis, esta parceria internacional permitirá às pessoas acometidas de doenças neurológicas o acesso a tecnologias de interfaces cérebro-máquina (ICMs) não invasivas de última geração, que são seguras, de baixo custo, e altamente eficazes.
“Nós esperamos alcançar um grande número de pacientes nos próximos anos, e demonstrar categoricamente que as ICM não-invasivas, combinadas a outras tecnologias inovadoras e ferramentas de dados, se tornarão a principal abordagem para tratar doenças neurológicas e psiquiátricas muito em breve”, afirmou o cientista brasileiro, que é professor emérito da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.
O cientista Miguel Nicolelis ganhou fama internacional em 2014 ao apesentar um exoesqueleto capaz de devolver movimentos a pessoas que tinham paralisias devido a danos cerebrais.
O grupo de Nicolelis trabalhará em colaboração com o professor Massimo Filippi, neurologista que possui expertise reconhecida internacionalmente no teste de novas terapias para doenças neuroinflamatórias e neurodegenerativas, bem como no desenvolvimento de novos biomarcadores para prevenir e tratar essas doenças de forma mais eficaz.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!