metropoles.com

Chocolate promete tirar vontade de comer doce e diminuir TPM

Produtos que combinam cacau com picolinato de cromo podem ajudar a regular a insulina, diminuindo a compulsão por doces

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Farmacotécnica
chocolateantidoce
1 de 1 chocolateantidoce - Foto: Divulgação/Farmacotécnica

Já ouviu falar em chocolate anti-doce? A guloseima promete controlar a compulsão por doces e regular as oscilações de humor da TMP.

De acordo Antônio Carlos Pessoa de Lima, farmacêutico da Farmacoténica –  empresa que tem uma versão do produto, a guloseima pode tanto ser usada para prevenir quanto para resolver crises em que a vontade de comer uma sobremesa desafia qualquer racionalidade. O ideal é consumir duas unidades por dia: nos horários em que o desejo por doces estiver maior.

A versão da Farmacotécnica tem 54% de cacau em sua composição, é isenta de lactose, glúten e açúcares (apenas com maltitol e sucralose como edulcorantes). Antônio Carlos explica que a fórmula, além de diminuir o desejo por doces, modula o humor, melhora a qualidade do sono, auxilia na redução de peso e proporciona sensação de bem-estar — por agir no neurotransmissor da serotonina. O produto é composto ainda por magnésio, piridoxal 5-fosfato, ácido fólico, vitamina B12 e picolinato de cromo.

O nutricionista Renato França explica que não é raro algumas pessoas recorreram aos suplementos de cromo, especialmente o picolinato de cromo, para reduzir a vontade de comer doces e carboidratos. Isso acontece devido ao efeito positivo do cromo na melhora da sensibilidade à insulina, que quando não está bem regulada (caso dos diabéticos resistentes à insulina) pode gerar um aumento do desejo por doces e carboidratos.

Fonte está na alimentação
O especialista explica, entretanto, que existem outras formas de ingerir cromo. “Ele é um elemento traço encontrado em alimentos como brócolis, aveia, pão integral, carnes bovina e de aves, além de presente em leguminosas como as ervilhas. Um dieta variada e equilibrada com carnes, cereais integrais, frutas e leguminosas ajuda a fornecer não só o cromo, como também outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo”, explica França.

Antes de sair comprando todo o estoque de chocolate anti-doce, é bom saber que ele é contraindicado em caso de hipersensibilidade aos princípios ativos ou a qualquer componente das formulações. Também não deve ser utilizado por mulheres grávidas e lactantes.

O nutricionista Renato França ainda faz uma observação importante. “Os resultados dos estudos com suplementação de picolinato de cromo são bastante heterogêneos. Alguns mostram melhora no tratamento auxiliar de diabetes e resistência à insulina, redução da compulsão alimentar por doces e melhora da depressão, e outros estudos não mostram melhora alguma”, diz.

Para o profissional, o ponto chave é: quem está saudável (sem resistência à insulina, diabetes, depressão, compulsão) provavelmente não terá grandes benefícios na suplementação, pois onde ela atuaria, tudo já está funcionando bem.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?