Chocolate, iogurte e queijo são aliados para o coração, indica estudo
Ingerir quantidades limitadas destes alimentos pode reduzir o risco de doenças cardíacas
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com uma revisão de artigos feita por pesquisadores da Universidade de Nápoles, na Itália, e publicada na revista científica Cardiovascular Research, doses moderadas e diárias de laticínios como queijo, iogurte e chocolate podem ser saudáveis para o coração.
Os quase 100 estudos elencados procuraram estabelecer relações entre doenças cardíacas e hábitos alimentares. Os pesquisadores se concentraram em alimentos específicos, bastante presentes na dieta ocidental, como ovos, carne vermelha, laticínios e grãos.
Ingerir iogurte regularmente (200 gramas por dia), pequenas quantidades de queijo (50g por dia) ou de chocolate (de 20g a 45g diários) pode reduzir o risco de doenças cardíacas, de acordo com o levantamento. Os cientistas acreditam que o processo de fermentação envolvido na digestão dos alimentos favorece a saúde do corpo.
De acordo com o trabalho, o consumo de até 200 gramas de laticínios por dia também não foi relacionado ao aumento do risco de doenças do coração. É importante frisar, entretanto, que ainda não há informações suficientes sobre pacientes que façam alto consumo desses alimentos.