Chocolate causa acne? Saiba a verdade por trás dessa dúvida
Entenda se o chocolate faz bem ou não para a saúde da pele e se influencia na piora do quadro de acne
atualizado
Compartilhar notícia
O chocolate sempre foi considerado um vilão para as pessoas que têm acne por estimular a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que aumenta a quantidade de espinhas na pele. Mas será que o alimento pode mesmo agravar a condição?
O dermatologista José Roberto Fraga Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esclarece que não é o chocolate que causa a acne, mas sim o açúcar, a gordura hidrogenada e o leite acrescentados a ele.
“O açúcar é o grande vilão do mundo moderno, pois sua ingestão em excesso faz com que sejam produzidos radicais livres, que seria o ‘lixo’ produzido pelo nosso metabolismo’”, aponta o diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia.
De acordo com ele, “esse radical livre é difícil de ser liberado, levando então ao aumento dos riscos de diabetes, obesidade, síndrome metabólica e, consequentemente, o envelhecimento de modo acelerado”.
Chocolate na Páscoa
Para quem sofre com acne, mas não quer ter que abrir mão do chocolate — principalmente com a chegada da Páscoa — o dermatologista recomenda consumir opções com alto teor de cacau, já que possuem baixa concentração de leite, açúcar e gorduras em sua composição.
“Quanto menor for a quantidade desses ingredientes e mais concentrado for em cacau, menos mal fará. Assim, dê preferência aos chocolates com 70% ou mais de cacau”, orienta José Roberto.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!