China confirma primeiro caso humano de gripe aviária H10N3 no mundo
Homem de 41 anos foi internado com febre e outros sintomas gripais. País afirma que o risco de o vírus se espalhar é muito baixo
atualizado
Compartilhar notícia
A China confirmou, nesta terça-feira (1º/6), o primeiro caso do mundo de infecção humana com a cepa H10N3 da gripe aviária. Contudo, segundo a Comissão Nacional de Saúde da China (NHC), o risco de ela se espalhar em grande escala é muito baixo.
O paciente é um homem de 41 anos, residente da cidade de Zhenjiang. Ele foi hospitalizado em 28 de abril após ter febre e outros sintomas. Ele foi diagnóstico com o vírus da gripe aviária um mês depois e segue com quadro estável. Seus contatos próximos foram avaliados e submetidos a exames, mas não foram encontrados outros casos da infecção.
Em um comunicado, a NHC esclareceu que a cepa H10N3 tem baixa patogenicidade ou é menos grave em aves domésticas e “o risco de uma propagação em grande escala é extremamente baixo”.
A cepa do H10N3 é pouco comum. Em cerca de 40 anos, foram encontradas aproximadamente 160 amostras, principalmente em aves selvagens ou aquáticas na Ásia e na América do Norte. Não há registros da infecção em galinhas.