Chilenos vacinados participam de show que estuda transmissão da Covid
Pesquisadores da Universidade do Chile buscam respostas sobre a segurança da realização de eventos fechados com pessoas imunizadas
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo de chilenos vacinados sentiu, na noite dessa quinta-feira (26/8), uma prévia de como será voltar a frequentar shows e eventos em ambientes fechados. Eles são voluntários de um estudo da Universidade do Chile em parceria com a Sociedade de Autores Musicais e Intérpretes do país que irá avaliar os riscos de contágio pela Covid-19 neste tipo de evento.
O estudo contará com três shows da banda Chancho En Piedra, que serão realizados ao longo dos próximos três meses em Santiago, em um local com capacidade para 200 pessoas, com condições de circulação de ar pré-estabelecidas pelos pesquisadores.
Para conseguir entrar nos shows, os voluntários deverão apresentar o comprovante de vacinação, usar máscaras e fazer testes de detecção do coronavírus (RT-PCR) em dois momentos: antes do evento e oito dias após.
Para os cientistas envolvidos no estudo, o momento é favorável para a realização dos shows testes, uma vez que o Chile chegou a 70% da população totalmente vacinada contra a Covid-19, de acordo com o monitoramento feito pelo Our World in Data, o que refletiu em uma queda expressiva nos números de novos casos e óbitos pela doença.
A expectativa é de que os resultados preliminares do estudo sejam divulgados em setembro. (Com informações da Agência Reuters)
Veja os famosos que já foram vacinados: