Dentista alerta: mascar chiclete por muito tempo pode fazer mal
Especialista alerta que chiclete pode até ajudar na saúde bucal, mas exagerar com o produto na boca tem consequências negativas
atualizado
Compartilhar notícia
Mascar chiclete é um hábito muito comum, e que pode trazer benefícios e problemas. O resultado da ação depende basicamente de dois fatores: o tipo de chiclete e por quanto tempo ele é mascado.
“Recomendo que só se fique com o chiclete na boca por um máximo de 15 minutos”, afirma o dentista espanhol Khaled Kasem, em entrevista ao Daily Mail.
Ele explica que um dos lados positivos do consumo de chiclete é que as versões sem açúcar podem ajudar a diminuir as cáries, já que estimulam o aumento da saliva. O líquido elimina as bactérias da boca e retira pedaços de comida que podem estar presos aos dentes.
Porém, se o chiclete é mastigado por tempo demais, a saliva pode acabar danificando o esmalte dos dentes — o processo pode aumentar, na verdade, o risco de cáries.
Kasem alerta ainda que pessoas com problemas na mandíbula podem piorá-los ao mascar chiclete por muito tempo. “O produto não pode causar lesão, mas sim agravar as que já existem”, aponta.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.