Chia: o que acontece com o corpo se você comer todo dia
A chia possui nutrientes e fibras que trazem uma série de benefícios à saúde. Nutricionista explica se pode consumir a semente todos os dias
atualizado
Compartilhar notícia
A chia é uma semente que possui alto teor de gorduras saudáveis, vitaminas, proteínas e minerais. Entre outros benefícios, o consumo regular do alimento contribui para a saúde intestinal, o controle do peso e diminuição dos níveis de colesterol ruim.
Além disso, a chia é rica em fibras que, ao entrar em contato com líquidos no estômago, formam um gel que retarda a digestão dos alimentos, aumentando a sensação de saciedade por mais tempo.
O nutricionista Gustavo Carvalho, que atende em Brasília, afirma que uma a duas colheres de sopa de chia podem ser consumidas todos os dias.
“A chia é um componente seco e a hidratação dela ajuda bastante na absorção. Quando hidratada, a semente apresenta uma composição gelatinosa no nosso estômago, por isso ajuda bastante no controle do apetite e é associada com a perda de peso”, explica o nutricionista.
O profissional esclarece que a chia deve ser incluída na rotina como qualquer outra fibra e pode ser adicionada a saladas, cuscuz, iogurte ou outros alimentos.
Confira benefícios da chia para o corpo:
1 – Controle da glicose
Por seu alto teor de fibras, a chia desacelera a absorção de carboidratos, ajudando a regular os níveis de glicemia no sangue e prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, a semente auxilia no controle da glicose em pessoas que já têm diabetes.
2 – Perda de peso
As fibras presentes na chia aumentam a sensação de saciedade ao retardar a digestão dos alimentos. Dessa forma, eles permanecem mais tempo no estômago, prolongando a sensação de saciedade após as refeições.
3 – Previne o envelhecimento precoce
A semente atua contra o envelhecimento precoce, reduzindo o impacto dos radicais livres no organismo. As moléculas podem danificar a estrutura de diversas células corporais.
4 – Fortalece o sistema imunológico
A chia é rica em zinco, um mineral com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A substância é essencial para a formação e função das células imunológicas, além de facilitar a cicatrização de feridas.
5 – Prevenção de doenças cardiovasculares
Rica em ômega-3 e ômega-6, gorduras saudáveis com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a prevenir a oxidação das células de gordura, a chia ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
A semente também contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e insuficiência cardíaca.
Pode ser consumida por crianças e idosos?
O nutricionista explica que a chia não possui nenhum tipo de restrição relacionada à idade. A recomendação é ter cuidado com a quantidade e, para idosos, a preferência é que a chia seja hidratada. Para este público, fibras em quantidades exageradas, com pouca água, podem causar ressecamento intestinal.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!