Cheiro de suor pode atrair picada de mosquitos, mostra estudo
Ainda não se sabe quais características no cheiro de suor são atraentes para os insetos, mas ficou claro que o odor chama atenção deles
atualizado
Compartilhar notícia
Você recebe picadas de mosquitos frequentemente? Saiba que isso pode ter a ver com o cheiro do seu suor. É o que sugere um estudo publicado na revista científica Current Biology. Os pesquisadores descobriram que o odor corporal pode ser muito mais atraente aos mosquitos do que se acreditava antes. Por isso, algumas pessoas são mais suscetíveis que outras às picadas dos insetos.
O objetivo do estudo é contribuir para o desenvolvimento de estratégias de controle de mosquitos mais eficazes. Isso, por sua vez, levaria a uma melhor prevenção de doenças transmitidas por eles.
O estudo
No experimento, os cientistas compararam o calor, o odor corporal e a liberação de gás carbônico na respiração humana como iscas para atrair mosquitos. Eles descobriram que um dos participantes tinha uma composição de odor corporal completamente diferente dos outros e evitou consistentemente a atenção do mosquito.
Ainda não ficou claro exatamente que aspecto das secreções da pele, metabólitos microbianos ou emissões respiratórias realmente causaram isso, mas a ideia é justamente descobrir a partir de mais pesquisas. Ou seja, esse é apenas o começo.
Leia mais no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.