Chega de brunch! Atrasar refeições no fim de semana pode engordar
Pesquisa feita com estudantes mostrou que os que tinham horário desregulado para comer aos fins de semana apresentavam IMC maior
atualizado
Compartilhar notícia
No fim de semana, o horário das refeições fica um pouco mais elástico. O café da manhã emenda com o almoço em um brunch, ou a refeição principal sai quase às 16h. Porém, segundo um estudo feito pela Universidade de Barcelona, mudar a rotina pode bagunçar o relógio biológico e acabar engordando.
A pesquisa analisou dados de 1.100 estudantes da Espanha e México e descobriu que pessoas que comem três horas e meia depois do normal no fim de semana têm um Índice de Massa Corporal até 1,3 pontos maior do que as quem mantém a mesma rotina da semana – quanto mais tempo as refeições atrasam, maior foi o IMC apresentado.
“Digamos que você sempre toma café da manhã às 7h, mas nos finais de semana, come às 9h. Seu relógio biológico não sabe que é fim de semana, então prepara seu corpo para digerir o alimento às 7h, ficando confuso quando a comida só vem às 9h”, afirmou a pesquisadora Maria Fernanda Zéron-Rugerio, responsável pelo estudo, em entrevista ao Daily Mail.
De acordo com os especialistas, o organismo se prepara para digerir a comida no horário em que ela costuma entrar no sistema digestório. Se pego de surpresa, o metabolismo acaba quebrando os alimentos de maneira diferente, o que ocasiona um aumento no estoque de gordura.