Chega a 17 o número de mortos pelo coronavírus na China
Há ainda 444 casos confirmados da doença, que já ultrapassou as fronteiras do país asiático e apareceu nos Estados Unidos, Japão e Tailândia
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo um balanço divulgado pela tv estatal chinesa, subiu para 17 o número de mortos pelo novo coronavírus no país. A doença, que já contaminou 444 pessoas, ultrapassou as fronteiras do país asiático e foi registrada em Macau, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan e Coreia do Sul. México, Hong Kong, Filipinas e Austrália lidam com casos suspeitos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve se reunir nesta quarta-feira (22/01/2020) em Genebra, na Suíça, para decidir se decreta “emergência de saúde pública de interesse internacional”, um alerta feito em casos raros de epidemia internacional. O órgão já usou a nomenclatura em casos como o da zika (2016) e da gripe suína (2009).
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) emitiu um alerta aos países-membro sobre a doença, recomendando que profissionais de saúde se informem sobre sintomas e tratamentos. Também pede que os sistemas de saúde “revisem as ações consideradas em resposta à disseminação do SARS-CoV em 2003, adaptando-as e adotando as que são proporcionais ao risco atual”.
A OPAS também encoraja os países a fortalecerem atividades de vigilância. O comunicado foi feito após o primeiro caso ser confirmado nos Estados Unidos.