Chefe de agência reguladora dos EUA vai tomar vacina Pfizer contra Covid-19
Em coletiva de imprensa, neste sábado (12/12), Stephen Hahn afirmou que povo norte-americano pode se vacinar sem medo
atualizado
Compartilhar notícia
O chefe da Food and Drug Administration (FDA), Stephen Hahn, declarou neste sábado (12/11), em coletiva de imprensa, que vai tomar a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. O uso emergencial do imunizante foi liberado pela agência reguladora dos Estados Unidos, que é equivalente à Anvisa, na noite de sexta-feira (11/12).
Sob boatos de que seu cargo estava na berlinda por conta da demora da agência em finalizar a análise dos dados enviados pela agência, o diretor da FDA reforçou que a aprovação da vacina foi tomada com base na ciência e nos dados. De acordo com Hahn, os benefícios do imunizante superam os riscos e a população pode tomar a vacina sem medo.
“O povo americano pode confiar na decisão que foi tomada com base na ciência e nos dados”, disse Hahn. “Nós trabalhamos rapidamente por conta da pandemia, e não por conta de pressões externas”, afirmou.
O imunizante da Pfizer/BioNTech começou a ser aplicado na população do Reino Unido na última terça-feira (8/12), também após receber uma autorização de uso emergencial da autoridade de regulação local. No Brasil, a Pfizer ainda não formalizou o pedido de uso emergencial da fórmula e, neste sábado, afirmou ao Metrópoles que ainda não definiu data para fazer isso.
Uma reunião na tarde deste sábado no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) – que também faz parte do sistema de saúde norte-americano – formalizará a autorização para aplicação da vacina e esclarecerá detalhes sobre como será feita a campanha de imunização no país.