Check-up anual: veja quais são os exames mais importantes
O check-up anual é indicado para o diagnóstico de doenças que não apresentam sintomas. A rotina é importante para a prevenção de problemas
atualizado
Compartilhar notícia
Fazer exames de rotina é uma medida de prevenção importante, especialmente, para diagnosticar doenças que não apresentam sintomas e se desenvolvem silenciosamente. Além disso, o check-up também ajuda no controle de condições crônicas, como a hipertensão e a diabetes.
O médico Gabriel Resende, clínico do Hospital Santa Marta Asa Norte, comenta que os check-ups anuais devem ser realizados sob orientação médica para que levem em consideração as particularidades dos pacientes.
Principais exames de rotina
O especialista explica que as avaliações gerais, como também são conhecidos os check-ups, devem avaliar o quadro hormonal e as questões do metabolismo do paciente.
Nesse sentido, os principais exames de check-up são:
- Glicemia em jejum;
- Hemograma;
- Ureia e creatinina;
- Ácido úrico;
- Colesterol total e frações;
- Triglicerídeos;
- TGO/AST e TGP/ALT;
- TSH e T4 livre;
- Fosfatase alcalina;
- Gama-glutamiltransferase (GGT);
- PCR;
- Exame de urina;
- Exame de fezes.
“Não existe tempo padrão para sua realização, porém, muito se prega sobre a realização dos exames de maneira anual, afim de investigar prováveis patologias assintomáticas ou de difícil investigação e diagnóstico”, afirma o clínico geral.
Casos específicos
Cada avaliação tem sua indicação e deve-se evitar a realização de exames desnecessários e sem indicação médica. Gabriel Resende recomenda que pacientes com doenças crônicas solicitem os exames aos seus médicos pessoais pois isso facilita a indicação de acordo com o perfil.
“Não devemos esquecer de que pacientes com perfis especiais (idosos e atletas) devem sempre ser avaliados por especialistas, uma vez que as alterações podem ser correlacionadas com seu perfil biofísico”, ressalta o médico.
Exames cardiológicos
A partir dos 40 anos, também há indicação para a realização de exames anuais que avaliem a saúde do coração. Os principais são o eletrocardiograma e o ecocardiograma, que identificam doenças congênitas ou do pericárdio, insuficiência cardíaca, arritmias e taquicardias.
O teste ergométrico, também chamado de exame de esforço, pode ser solicitado e consiste em andar numa esteira com eletrodos espalhados pelo corpo, para avaliar a resposta do sistema cardiovascular. A partir do teste ergométrico é possível apontar o risco de infarto de um indivíduo ou diagnosticar uma doença arterial coronariana.
A pressão arterial também deve ser avaliada, pois seu acompanhamento previne riscos de infarto, derrame e detecta a hipertensão.
Avaliações médicas para mulheres
No caso das mulheres, é importante que sejam realizados de forma anual, preferencialmente, exames específicos, como papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. A partir desses exames, o/a ginecologista pode verificar se a mulher apresenta alguma infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo.
Avaliações médicas para homens
É recomendado que homens a partir dos 40 anos realizem exames específicos como ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA para que os médicos avaliem se há sinais de câncer de próstata.