Chá de orégano: saiba como preparar infusão cheia de benefícios
O orégano pode ser usado no preparo de chás. Erva aromática têm propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes
atualizado
Compartilhar notícia
O orégano é bastante conhecido como ingrediente de pratos italianos. Um uso menos conhecido da erva aromática consiste em aproveitá-la para infusões. O chá de orégano traz muitos benefícios à saúde, pois reúne propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes.
A nutricionista Thamíris do Amaral Roxa Pereira conta que o chá de orégano ajuda na digestão. “Estudos sugerem que ele estimula a produção de suco gástrico, o que melhora da digestão. Ele também ajuda a combater o excesso de gases e tem efeito diurético”, completa.
Segundo a especialista, que atende no Rio de Janeiro, o orégano é rico em compostos antioxidantes, que são bioativos capazes de combater o dano oxidativo causado pelos radicais livres. “As diferentes espécies de orégano são ricas em compostos fenólicos, que conferem propriedade anti-inflamatórias e antioxidantes à erva”, afirma Thamíris.
A nutricionista Jhenevieve Cruvinel considera que a ingestão regular de chá de orégano, dentro de uma rotina alimentar saudável, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, bem como doenças do coração, diabetes tipo 2 e artrite.
“A incorporação de orégano na dieta e o uso consciente de seus extratos é um poderoso aliado para a saúde, busque acrescentar o orégano ao seu dia a dia seja como tempero ou chá e, em caso de condições de saúde que requeiram maior atenção e cuidado, peça aconselhamento a um profissional de saúde”, afirma Jhenevieve, que atende em São Paulo.
Como fazer o chá de orégano?
Ferva 300 ml de água em uma panela. Quando começar a borbulhar, adicione 1 colher de sopa de orégano, tampe o recipiente e desligue o fogão.
Chá de orégano tem contraindicações?
O chá de orégano não deve ser consumido por mulheres grávidas, pois há risco de aborto. Também é recomendado interromper a ingestão de chá de orégano duas semanas antes da realização de cirurgias, pois altas quantidades da erva podem aumentar o risco de sangramentos.
Pessoas que usam medicamentos, fitoterápicos ou suplementos com ação anticoagulante ou para tratar a diabetes devem consultar um médico antes de iniciar o uso do chá de orégano.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!