metropoles.com

Conheça o chá de mulungu! Planta reduz estresse, ansiedade e insônia

O mulungu tem substâncias que agem como ansiolíticos naturais, com efeitos calmantes. Planta pode ser consumida em chá, cápsulas ou tintura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de árvore mulungu com flores vermelhas - Metrópoles
1 de 1 Foto de árvore mulungu com flores vermelhas - Metrópoles - Foto: Getty Images

O mulungu (Erythrina mulungu) é uma planta com efeito calmante, analgésico e anti-inflamatório. As propriedades medicinais fazem com que o chá da casca da árvore ou das folhas seja indicado principalmente para aliviar o estresse, a ansiedade e combater a insônia.

Mas essas não são as únicas indicações de uso. O consumo do mulungu também contribui com o alívio de cólicas menstruais, dores musculares e reumáticas.

Além de vitamina C, ferro e cálcio, que são ótimos antioxidantes, a planta possui substâncias como a eritravina, a hipaporfina e eritrina. Elas agem como ansiolíticos naturais atuando diretamente no ciclo do neurotransmissor GABA, explica a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento, de Brasília.

“Com essa maior capacidade de captação nos receptores GABA, o sistema nervoso consegue ampliar a sua capacidade de relaxamento, diminuindo a ansiedade. Por isso, é preciso ter atenção ao associar com o uso de medicações para o mesmo objetivo, já que a mistura pode ter efeitos indesejáveis”, afirma Laura.

Também conhecido como corticeira, canivete ou bico-de-papagaio, o mulungu é uma árvore endêmica do Brasil, encontrada no Cerrado, na Caatinga, Amazônia e Mata Atlântica.

Como usar o mulungu?

A casca e as folhas secas do mulungu geralmente são usadas para o preparo de chás. Mas o uso medicinal da planta também pode ser feito com cápsulas ou tintura. Aprenda como preparar a infusão:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá (5 g) de casca de mulungu;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Adicione a casca de mulungu à água e deixe ferver por 10 minutos. Abafe (deixar em infusão) por mais cinco minutos antes de consumir.

Foto de xícara de chá de mulungu em mesa de madeira - Metrópoles
O chá de mulungu tem efeito relaxante

Efeitos colaterais e contraindicações

É rara a ocorrência de efeitos colaterais com o consumo do chá do mulungu, mas o uso excessivo pode causar episódios de pressão baixa, sonolência e fraqueza muscular.

A planta não é indicada para gestantes e pessoas que fazem uso de antidepressivos e remédios para pressão, pois, ao atuar nesses sintomas, o mulungu pode ter interação com o medicamento, segundo a nutricionista.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?