metropoles.com

Confira 5 benefícios do chá de erva-cidreira para a saúde

Além de ser um ingrediente versátil em chás e receitas, a erva-cidreira oferece diversos benefícios para a saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Westend61/Getty Images
Foto de xícara transparente com bebida verde dentro. O item está próximo de um notebook - Metrópoles
1 de 1 Foto de xícara transparente com bebida verde dentro. O item está próximo de um notebook - Metrópoles - Foto: Westend61/Getty Images

O chá de erva-cidreira é amplamente conhecido por suas propriedades calmantes e digestivas. Popular entre aqueles que buscam alternativas naturais para aliviar sintomas gastrointestinais e reduzir a insônia, o chá pode ser uma adição benéfica à rotina diária.

A nutricionista Carla de Castro, que atende em Brasília, explica que a planta possui ação analgésica, relaxante e anti-inflamatória, podendo atuar no sistema nervoso central, cardíaco e respiratório.

“A erva tem uma ação mais ampliada e pode ser uma opção interessante para quem está com dores na barriga e estômago. Ela melhora o processo digestivo e diminui alguns problemas gastrointestinais, ajudando a aliviar a cólica e a reduzir a produção de gases”, disse Carla em entrevista anterior ao Metrópoles.

O consumo do chá duas vezes ao dia, por mais ou menos duas semanas, de acordo com a profissional, já traria uma melhora da insônia, distúrbios de sono e inquietação noturna.

“O ideal é tomar o chá no período da noite. Uma xícara de mais ou menos 250 ml será o suficiente para o paciente obter os benefícios da erva sem ter nenhum prejuízo relacionado à questão de refluxo”, explica.

Sobre o preparo, a nutricionista indica que pode ser feito tanto com as folhas secas ou frescas da planta. É só adicionar uma colher de sopa da folha de erva-cidreira em uma xícara de água fervente e deixar repousar por alguns minutos, depois coar e beber. Carla orienta que a quantidade não deve passar de 500 ml por dia.

“O consumo excessivo da erva-cedreira pode trazer pra alguns pacientes queixas como náuseas, vômito, dor abdominal, tontura, diminuição da frequência cardíaca, sonolência, queda de pressão e respiração ofegante. Mas são efeitos para as pessoas que tomam uma quantidade muito exagerada”, completa.

Confira os benefícios do consumo do chá todos os dias:

1 – Alivia o estresse

O chá de erva-cidreira é eficaz na redução de estresse e ansiedade devido ao ácido rosmarínico, um composto fenólico que atua no sistema nervoso. O composto aumenta a disponibilidade de GABA no cérebro, um neurotransmissor responsável por promover relaxamento e bem-estar.

2 – Reduz a cólica menstrual

Remédio caseiro natural para aliviar a cólica menstrual, a erva-cidreira possui propriedades antiespasmódicas e analgésicas que reduzem a dor e as contrações dos músculos uterinos.

3 – Alivia dores de cabeça

As propriedades naturais relaxantes ajudam a aliviar a tensão muscular, promovendo um estado de relaxamento. À medida que os vasos sanguíneos se dilatam e diminuem a tensão, a dor de cabeça tende a desaparecer.

4 – Melhora digestão

A erva-cidreira melhora o processo digestivo e alivia problemas gastrointestinais, ajudando a reduzir a produção de gases.

5 – Reduz a insônia

A nutricionista explica que o composto fenólico chamado ácido rosmarinico, presente na erva, possui propriedade calmante  sedativa e por isso é utilizado para pacientes que sofrem com insônia.

Erva-cidreira – a espécie Melissa officinalis ajuda a apaziguar a mente e auxilia, inclusive, no relaxamento muscular. A espécie é amplamente usada na fabricação de chás e óleos naturais

Contra indicação do chá

Carla alerta que o chá deve ser evitado por mulheres grávidas. “Não gosto de chá nenhum para grávidas. Gestantes devem tomar só chá de fruta, segundo orientação médica ou nutricional, porque todos os chás têm uma ação fitoterápica”, explica.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?