Chá de gengibre: confira 5 motivos para tomar todos os dias
Uma xícara diária do chá de gengibre pode fazer mais do que apenas acalmar seu estômago. Veja seis benefícios da infusão
atualizado
Compartilhar notícia
O chá de gengibre é uma bebida versátil e amplamente apreciada, conhecida por seus benefícios à saúde. Seja para aquecer em dias frios ou complementar uma rotina saudável, a infusão é uma ótima opção para incluir no dia a dia.
Com sabor marcante, o chá de gengibre se destaca por suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antioxidantes. A nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília, reforça os benefícios da raiz, que também é antiespasmódica, analgésica e antitérmica. “O chá é uma das opções naturais que podem acalmar o estômago, em caso de dores e vômitos”, afirma.
Além disso, a especiaria é uma boa alternativa para grávidas que enfrentam azia. “Recomendo fazer umas lasquinhas de gengibre e mastigá-las devagar. Isso ajuda muito com o desconforto no estômago”, indica Carla de Castro.
Segundo ela, seja fresco ou em pó, o gengibre também alivia problemas como má digestão, gastrite, gases e náuseas, contribuindo diretamente para a saúde gastrointestinal. “Melhorando o estômago, o intestino também melhora, porque é uma sequência de ações metabólicas que começam na boca, passam pelo estômago e chegam ao intestino”, complementa.
Veja seis motivos para incluir o chá de gengibre na sua rotina diária:
Em entrevista ao Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles, a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), destacou os benefícios do gengibre. Confira:
1 – Auxilia no emagrecimento
O chá de gengibre pode ajudar no processo de perda de peso, já que possui ações diurética e termogênica. A raiz ajuda a aumentar o metabolismo e faz com que o corpo gaste mais energia. No entanto, para garantir esse efeito, é importante que o consumo de chá de gengibre esteja associado a uma alimentação saudável e equilibrada.
2 – Alivia náuseas e vômitos
O gengibre é amplamente reconhecido por aliviar sintomas gastrointestinais, como náuseas e vômitos. Seu chá pode ser consumido puro ou combinado com ingredientes como limão, canela, cúrcuma ou noz-moscada, ampliando os benefícios.
Além disso, o gengibre pode ser um grande aliado para mulheres grávidas, pois ajuda a reduzir a incidência de náuseas, sintoma comum nesse período. “O chá de gengibre pode ser usado inclusive por gestantes ou em situações de vômitos no pós-operatório, reduzindo a demanda por medicamentos antieméticos”, afirmou Marcella Garcez.
3 – Colabora para a saúde cardiovascular
Com propriedades relaxantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, vasodilatadoras e anticoagulantes, o gengibre contribui para a saúde cardiovascular. Esses efeitos promovem o relaxamento e a elasticidade das artérias, facilitando a circulação sanguínea e ajudando no equilíbrio da pressão arterial.
4 – Fortalece a imunidade
O gengibre possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a prevenir infecções. O chá é uma excelente opção para reforçar o sistema imunológico e evitar gripes e resfriados.
5 – Reduz os níveis de açúcar no sangue
Um estudo publicado na revista Complementary Therapies in Medicine, em 2022, revelou que o gengibre auxilia no controle da glicose em pessoas com diabetes tipo 2. A especiaria facilita o transporte da glicose da corrente sanguínea para as células, ajudando no controle da doença, especialmente em idosos.
Como fazer o chá de gengibre
O chá de gengibre deve ser feito na proporção: 2 cm de gengibre fresco em 200 ml de água ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada 1 litro de água.
Modo de preparo: colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tapar a panela e, quando estiver morno, beber em seguida.
Contraindicações
O gengibre não é indicado para crianças com menos de 6 anos ou pessoas com pedra da vesícula, úlceras gástricas, alterações na circulação sanguínea ou que usam medicamentos anticoagulantes.
Pessoas que usam medicamentos para controle da pressão alta e da diabetes não devem tomar o chá, pois ele pode interferir no efeito dessas medicações.
Apesar de o gengibre ser considerado seguro para mulheres grávidas, o uso só deve ser feito com orientação de um profissional de saúde para que sejam estipuladas as quantidades adequadas.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!