Chá de cavalinha: saiba benefícios da erva medicinal
De fácil cultivo, a cavalinha é popularmente usada em chás para combater a retenção de líquidos e ajudar no controle da pressão arterial
atualizado
Compartilhar notícia
A cavalinha (Equisetum hiemale L.) é uma planta medicinal com propriedades diuréticas e antioxidantes. De fácil cultivo, a erva é popularmente usada em chás para combater a retenção de líquidos, ajudar no controle da pressão e manter a saúde dos ossos.
Em entrevista anterior ao Metrópoles, o nutricionista e educador físico Fernando Castro, explicou que algumas infusões colaboram para o emagrecimento, entre elas o chá de cavalinha. “Os chás não fazem milagre, mas ajudam na estimulação do organismo antes da prática de atividades físicas”, disse o especialista. Segundo ele, capim-limão, hortelã, carqueja e cavalinha funcionam como diuréticos e termogênicos naturais.
A nutricionista Andréa Marim também destacou o chá de cavalinha como um de seus favoritos para acelerar o metabolismo. “Os chás ainda podem ter efeito termogênico, que acelera o metabolismo e potencializa a queima de gordura, e propriedades antioxidantes, facilitadoras do trânsito intestinal”, revelou em entrevista anterior ao Metrópoles.
Quais são os benefícios do chá de cavalinha?
O conhecimento popular aponta que o consumo do chá de cavalinha pode trazer os seguintes benefícios à saúde:
Ossos fortes: a planta é rica em silício, mineral essencial na formação dos tecidos do corpo, como ossos e músculos, ajudando a manter a densidade óssea e muscular;
Saúde da pele e dos cabelos: por auxiliar na condução e absorção de colágeno, o silício beneficia a saúde da pele e dos cabelos;
Desinchar o corpo: ajuda no combate à retenção de líquido, colaborando para eliminar as toxinas do organismo porque estimula o corpo a fazer xixi;
Prevenir o envelhecimento celular: a cavalinha tem propriedade antioxidante, o que contribui para proteger as células dos efeitos oxidativos, retardando o envelhecimento precoce.
Controle da pressão: a cavalinha ajuda a diminuir a pressão arterial devido à ação diurética. Ela diminui o volume de líquidos nos vasos sanguíneos, reduzindo o esforço do coração para bombear o sangue e, consequentemente, a pressão arterial.
Como fazer chá de cavalinha?
O chá de cavalinha é feito com o talo seco da planta, em vez das folhas. A planta é de fácil cultivo, mas também pode ser encontrada em feiras ou lojas de produtos naturais.
1. Aqueça 200 ml de água filtrada até começar a formar as primeiras bolhas, sem ferver;
2. Acrescente 1 colher de sopa de talo seco de cavalinha e mexa bem;
3. Tampe a caneca e deixe de molho por 5 minutos;
4. Coe numa xícara;
5. Beba o chá.
Contraindicações do chá de cavalinha
Recomenda-se beber até três xícaras de chá de cavalinha por dia. Isso porque o consumo em excesso, por períodos prolongados, pode causar inflamação e lesão no fígado, lesões no sistema urinário e dor de cabeça.
Quem faz uso de medicamentos diuréticos, não deve beber chá de cavalinha em grandes quantidades.
O chá também não é recomendável para gestantes, lactantes e crianças.
O ideal é consultar um médico ou especialista antes de começar o consumo diário deste chá.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!