metropoles.com

Chá ajuda a emagrecer? Nutrólogo aponta benefícios da bebida

Opções de chás como o verde e de gengibre são ricos em substâncias com efeito termogênico, que aceleram o metabolismo do corpo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elena Fedorina
Mulher com cabelos dreadlocks colocando chá detox numa xicara verde
1 de 1 Mulher com cabelos dreadlocks colocando chá detox numa xicara verde - Foto: Elena Fedorina

A queda da temperatura combina com um chá quentinho para aquecer o corpo, mas esse não é o único benefício. As infusões com folhas, flores e raízes podem contribuir para o emagrecimento, colaborar com o relaxamento necessário a uma boa noite de sono ou atuar com um estimulante para os estudos ou exercícios físicos. O efeito vai depender da erva escolhida.

O nutrólogo Nataniel Viuniski, membro do Conselho Consultivo da Herbalife do Brasil, esclarece três dúvidas sobre chás termogênicos.

Os chás ajudam a emagrecer?

Alguns chás, como o verde, o preto, o de gengibre e o de canela, são ricos em substâncias que aceleram o metabolismo, em uma ação conhecida como efeito termogênico. Eles contribuem para o estímulo da queima de gordura e são diuréticos, auxiliando na eliminação de líquidos retidos no organismo.

O médico pondera que o consumo da bebida deve ser aliado a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos. “É importante destacar que o efeito sobre o peso corporal somente será obtido caso a alimentação esteja equilibrada e a pessoa esteja dentro de uma rotina de exercícios físicos”, esclarece Viuniski.

Quando tomar?

Os chás termogênicos devem ser consumidos com moderação, especialmente entre as pessoas com dificuldade para dormir. Muitos deles contêm uma quantidade elevada de cafeína, por isso, o ideal é que sejam bebidos até às 16h para que não haja impacto no sono.

Viuniski indica que esses chás sejam usados nos intervalos entre as refeições, com o objetivo de turbinar a energia e a disposição. “Eles também podem ser ingeridos antes do exercício físico, contribuindo para um bom rendimento, uma vez que a cafeína pode ajudar a adiar a sensação de fadiga, mantendo o esportista em atividade por mais tempo”, afirma o nutrólogo.

Quantas vezes ao dia o chá termogênico pode ser tomado?

A quantidade de vezes depende da sensibilidade de cada indivíduo à cafeína. As pessoas mais sensíveis podem sentir algum desconforto com doses pequenas, enquanto outras ingerem maiores quantidades sem problemas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda a ingestão diária de até 400 mg de cafeína ao dia, limitada a até 200 mg por vez. Assim, é importante ficar atento às informações contidas no rótulo e observar como o corpo responde ao produto.

Quais são os outros benefícios?

Os chás verde e preto contêm flavonoides e fitonutrientes ricos em antioxidantes que protegem as células contra os radicais livres, ajudando a combater inflamações no corpo, e melhorando algumas funções cerebrais como a atenção e a memória. Eles também ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e de fatores de risco relacionados a elas.

A camomila e a erva-doce também possuem ação antioxidante. Essas, no entanto, não contêm cafeína, e ajudam a promover o relaxamento para um sono reparador, além de ajudar a melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?