metropoles.com

CFM pede que Anvisa libere o uso de fenol para médicos: “É seguro”

Conselho Federal de Medicina (CFM) enviou carta à Anvisa reclamando que tratamentos de câncer e dores podem ser prejudicados sem o fenol

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Peeling de fenol
1 de 1 Peeling de fenol - Foto: Getty Images

O Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhou um ofício à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta (19/7) pedindo que o fenol volte a ser vendido no Brasil. A substância teve sua comercialização proibida logo após a morte do empresário Henrique Chagas, em 3 de junho.

A manifestação do CFM, apoiada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), alega que a restrição “está trazendo sérios prejuízos à assistência de milhares de pacientes no Brasil”. Eles detalham que o peeling de fenol é uma pequena parte do uso desta substância na saúde.

Segundo o conselho, o uso do fenol é seguro e eficaz no tratamento de diversos tipos de câncer, incluindo tumores ósseos e de pele. A substância também é usada para tratamento de hemorroidas internas; controle de sangramentos; manejo de dores crônicas ao destruir fibras nervosas, sendo usada até no tratamento da neuralgia do trigêmeo, que causa a dor que é considerada a pior do mundo.

Quando decidiu restringir a circulação do fenol no Brasil, a Anvisa se apontou que não existiam estudos que comprovassem a eficácia e segurança do produto para uso em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.

Para os médicos, porém, o que deveria haver era um controle para garantir que as técnicas usadas sejam seguras. “Não é justificada a sua proibição diante dos benefícios e baixo risco apresentado, desde que o uso seja realizado por médico”, contrapõe o CFM.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?