Covid: CFM abre questionário sobre obrigatoriedade de vacina infantil
Conselho Federal de Medicina conduz pesquisa para saber a opinião dos médicos sobre a obrigatoriedade de vacinar crianças contra Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Desde a última terça-feira (9/1), o Conselho Federal de Medicina (CFM) conduz uma pesquisa para avaliar a percepção dos médicos brasileiros sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses.
O questionário do CFM é feito pelo site da instituição e necessita apenas de inscrição, número do CRM e CPF do médico. A pesquisa será feita neste link, e cada participante pode votar apenas uma vez.
A obrigatoriedade da imunização de crianças passou a ter efeito em 1º de janeiro, de acordo com o novo plano de vacinações do Ministério da Saúde contra a Covid-19. Desde a fase mais aguda da pandemia, o CFM vem sendo criticado por não se posicionar de forma clara sobre as vacinas e tratamentos usados sem embasamento científico.
Em nota, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) reforça a segurança e eficácia das vacinas contra a Covid-19 para crianças e defende os critérios pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que decide as campanhas de vacinação no Brasil.
A organização também lembra que a obrigatoriedade de imunização para menores de 18 anos está prevista em lei.
“A SBIm entende que a pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) não trará nenhum benefício à sociedade, uma vez que — ao equiparar crenças pessoais à ciência — pode gerar insegurança na comunidade médica e afastar a população das salas de vacinação”, afirma o texto.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!