metropoles.com

Cetamina: o que é a droga associada à morte de Djidja, ex-sinhazinha

A mãe e o irmão de Djidja Cardoso estão presos por uso e tráfico de cetamina, medicação que tem propriedades anestésicas e alucinógenas

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram/Reprodução
Djidja Cardoso e a mãe, Cleusimar, posam juntas e sorridentes - Metrópoles
1 de 1 Djidja Cardoso e a mãe, Cleusimar, posam juntas e sorridentes - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

A principal linha de investigação da Polícia Civil de Manaus aponta que a morte da ex-sinhazinha do Boi Garantido, Djidja Cardoso, ocorreu devido à overdose provocada pelo uso de cetamina, substância também conhecida como ketamina ou quetamina.

Na última quinta-feira (30/5), a mãe e o irmão de Djidja foram presos acusados de conduzirem rituais em torno da droga, que tem propriedades anestésicas e alucinógenas. De acordo com a polícia, foram encontradas ampolas de cetamina, seringas e agulhas em unidades dos salões de beleza da família de Djidja Cardoso.

A cetamina é um medicamento da classe dos anestésicos com venda e uso controlado. Mais recentemente, vem sendo usada em dosagens baixas e com supervisão para tratar depressão severa. A droga também é usada de maneira ilegal como alucinógeno durante festas e baladas.

No Brasil, o uso da cetamina contra a depressão foi aprovado em novembro de 2020 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O protocolo de tratamento exige que a droga seja administrada em um hospital ou clínica especializada na presença de um profissional da saúde.

“Descobriu-se que, quando a cetamina é administrada em doses baixas, ela surte efeitos potentes em pacientes com depressão. Geralmente indicamos para quem não responde bem a dois antidepressivos convencionais ou pessoas com tendência suicida”, afirmou o psiquiatra Rodrigo Delfino, da Clínica Beneva, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Morte da ex-sinhazinha

A ex-sinhazinha Djidja Cardoso foi encontrada morta em sua casa na última terça-feira (28/5) em Manaus, capital do Amazonas.

Ela tinha 32 anos e era famosa no estado por ter representado a personagem sinhazinha do Garantido no Festival Folclórico de Parintins. Na encenação cultural, a sinhazinha é uma das personagens centrais. Atualmente, Djidja comandava uma rede de salões de beleza em Manaus.

0

Prisão da mãe e do irmão

A Polícia Civil do Amazonas prendeu a mãe e o irmão da ex-sinhazinha, Cleusimar Cardoso Rodrigues e Ademar Farias Cardoso Neto, por fornecerem e distribuírem a cetamina em rituais de uma seita religiosa. A acusação contra eles é de tráfico de drogas e não de homicídio.

A polícia aguarda conclusão do laudo para confirmar se a morte da jovem foi causada pelo uso de cetamina. Em outubro do ano passado, o ator Matthew Perry – o Chandler do seriado Friends – morreu em decorrência de uma overdose provocada pela substância.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?