metropoles.com

Cerveja é a forma mais segura de consumir álcool, diz pesquisador

O americano Edward Slingerland acredita que a vida sem álcool seria dificil e estressante, e que há formas seguras em consumir a bebida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
foto colorida - varios copos de vidro com cerveja fazendo brinde pelo dia internacional da cerveja - Metrópoles
1 de 1 foto colorida - varios copos de vidro com cerveja fazendo brinde pelo dia internacional da cerveja - Metrópoles - Foto: Getty Images

Apesar de o consumo desenfreado de álcool estar relacionado a diversas doenças, como a gordura no fígado, aterosclerose, arritmia e insônia, o pesquisador Edward Slingerland, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, defende que um porre de vez em quando faz bem.

O americano é filósofo e estuda a relação da humanidade com o consumo de bebidas alcoólicas de uma perspectiva psicológica, arqueológica, histórica e neurocientífica. Para ele, o consumo moderado e social do álcool une as pessoas, as mantém conectadas às suas comunidades e reduz o estresse, além de proporcionar troca de informações e a construção de redes de contato.

“O problema em pensar que não há quantidade segura de álcool é ignorar o prazer que ele traz. Se os riscos são o motivo para baní-lo, então deveríamos parar de dirigir carros? Automóveis são perigosos, mas também temos que pensar nos benefícios em usá-los. A quantidade segura de álcool é aquela que não atrapalha a funcionalidade do indivíduo”, aponta Slingerland, em entrevista ao Metrópoles.

Quantidade segura de álcool

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade moderada de álcool, que pode ser consumida com segurança, é de 10 gramas de etanol puro. Recomenda-se que homens e mulheres não excedam duas doses por dia — o que é equivale a 350 ml de cerveja, ou uma lata com teor alcoólico de 3,5%.

A cerveja, na verdade, é o jeito mais seguro de consumir álcool porque tem uma dosagem relativamente baixa. Acredito que essa seria a abordagem ideal para integrar uma relação saudável com a bebida. É melhor do que apenas banir e taxar a pessoa que bebeu uma dose como bêbada”, observa o pesquisador.

Ele aborda a relação da bebida alcoólica com a humanidade e a saúde das pessoas no livro Embriagados, que foi lançado nessa quarta-feira (30/8).

 

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?