metropoles.com

Cerveja engorda mesmo? Saiba como ser saudável sem abrir mão da bebida

No Dia Internacional da Cerveja, nutricionista lista curiosidades sobre a bebida e explica como manter o equilíbrio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Copo de cerveja e taça de vinho
1 de 1 Copo de cerveja e taça de vinho - Foto: Getty Images

Será que cerveja engorda mesmo? Hoje, 5 de agosto, é o Dia Internacional da Cerveja, data escolhida para celebrar uma das bebidas mais populares do planeta. E um bom momento, também, para discutir se o consumo dela é realmente tão ruim assim para o organismo. Afinal, o líquido está associado, na mente de muitas pessoas, com uma vida não tão saudável.

Uma das principais crenças é que a cerveja engorda. Mas, a verdade é que, talvez, não seja bem assim. “Se consumida moderadamente, ela pode fazer parte de um estilo de vida balanceado já que, como o vinho, contém antioxidantes e algumas vitaminas e minerais, provenientes dos cereais como milho, arroz, trigo e do lúpulo”, explica Andrea Zaccaro, nutricionista mestre em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina do ABC.

Com a ajuda da especialista, separamos cinco curiosidades sobre a bebida. Confira:

1. Cerveja não dá barriga. Esse é o mito mais famoso que existe sobre a cerveja, mas a ciência já comprovou que, se consumida com moderação, a cerveja não é responsável pelo aumento de peso nem de gordura abdominal. Segundo Andrea, estudos mostraram que o que engorda não é a cerveja em si, mas sim o seu consumo em excesso ou o consumo exagerado de  alimentos gordurosos como acompanhamento, os famosos tira-gostos, que são frequentemente combinados com a bebida.

2. A cerveja é uma bebida de baixa caloria. Uma cerveja de 350 ml tem cerca de 120 calorias e possui compostos que podem contribuir para a saúde, como os antioxidantes, por exemplo. Quanto maior o teor alcóolico, mais calórica será a cerveja – cada grama de álcool é equivalente a 7 kcal. Ou seja, uma cerveja puro malte pode conter um teor alcoólico maior e acabar sendo mais calórica do que uma cerveja de milho, por exemplo. Se comparada com outras bebidas, como o vinho, a cerveja pode ser considerada uma bebida de baixa caloria.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?