metropoles.com

Cérebro realiza limpeza durante sono, aponta pesquisa científica

Cientistas descobriram fluido liberado a cada 20 segundos durante o descanso. Líquido ajudaria a prevenir doenças degenerativas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Film x-ray skull and cervical spine lateral view
1 de 1 Film x-ray skull and cervical spine lateral view - Foto: null

Pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, detectaram, pela primeira vez, como funciona o sistema de “limpeza” do cérebro durante o sono. Monitorando a cabeça de 13 jovens enquanto dormiam, os cientistas perceberam que, a cada 20 segundos, uma substância chamada fluido cérebro-espinhal (também achada na espinha) era liberada para “lavar” o órgão, retirando hormônios que teriam relação com o desenvolvimento de doenças degenerativas, como a demência.

Segundo a professora Laura Lewis, coautora da pesquisa, não havia informações sobre a liberação do fluido. “Nunca tinha visto algo ‘pular’ neste nível. Foi muito impressionante”, contou, em entrevista ao portal Daily Mail.

Os pesquisadores esperam, agora, descobrir como o envelhecimento atua na quantidade e na frequência de ondas. Por isso, a segunda fase do trabalho será realizada com pessoas mais velhas. Por enquanto, a descoberta do sistema de limpeza do cérebro reforça a ligação entre o sono de má qualidade e o desenvolvimento de demência. Para os especialistas, a liberação do fluido e a maneira como ele retira as substâncias tóxicas é mais uma razão para priorizar o descanso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?