Cérebro realiza limpeza durante sono, aponta pesquisa científica
Cientistas descobriram fluido liberado a cada 20 segundos durante o descanso. Líquido ajudaria a prevenir doenças degenerativas
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, detectaram, pela primeira vez, como funciona o sistema de “limpeza” do cérebro durante o sono. Monitorando a cabeça de 13 jovens enquanto dormiam, os cientistas perceberam que, a cada 20 segundos, uma substância chamada fluido cérebro-espinhal (também achada na espinha) era liberada para “lavar” o órgão, retirando hormônios que teriam relação com o desenvolvimento de doenças degenerativas, como a demência.
Segundo a professora Laura Lewis, coautora da pesquisa, não havia informações sobre a liberação do fluido. “Nunca tinha visto algo ‘pular’ neste nível. Foi muito impressionante”, contou, em entrevista ao portal Daily Mail.
Os pesquisadores esperam, agora, descobrir como o envelhecimento atua na quantidade e na frequência de ondas. Por isso, a segunda fase do trabalho será realizada com pessoas mais velhas. Por enquanto, a descoberta do sistema de limpeza do cérebro reforça a ligação entre o sono de má qualidade e o desenvolvimento de demência. Para os especialistas, a liberação do fluido e a maneira como ele retira as substâncias tóxicas é mais uma razão para priorizar o descanso.