Ceratocone: saiba o que é e como prevenir a doença
Oftalmologista explica sobre o ceratocone, doença ocular que é um dos principais motivos para transplante de córnea
atualizado
Compartilhar notícia
O ceratocone é uma condição inflamatória que afeta diretamente a córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do olho, deixando-a mais fina e menos resistente. Ela assume um formato de cone, prejudicando a visão.
De acordo com o Ministério da Saúde, o ceratocone atinge cerca de 150 mil brasileiros por ano. A sua causa ainda é desconhecida, porém a predisposição genética e fricção excessiva dos olhos são fatores que podem levar à doença.
A condição não tem cura, por isso é necessário um acompanhamento médico para evitar a piora do quadro que levaria até a necessidade de um transplante de córnea. Pensando nisso, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier, faz algumas recomendações fundamentais para prevenir o avanço do ceratocone.
“Consulte o oftalmologista regularmente. No estágio inicial, é possível ter boa correção visual com o uso de óculos. Conforme o ceratocone progride, são necessárias lentes rígidas gás-permeáveis para deixar a superfície da córnea mais regular e melhorar a correção visual”, diz ele. Queiroz Neto recomenda ainda proteger os olhos do sol, evitar coçá-los e mais.
Leia a notícia completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!