Cenfe oferece prevenção personalizada para pacientes com pé diabético
Unidade especializada está selecionando participantes, que terão acompanhamento direcionado para o problema
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 3 milhões de pessoas diabéticas são atingidas por problemas nos pés ao longo da vida por causa da doença. As complicações incluem feridas, trombose, infecções e até úlceras. Os dados são da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que estima que 13 milhões de brasileiros entre 20 e 79 anos sofrem de diabetes.
Apesar de comum, o “pé diabético” ocorre frequentemente com quem não toma medidas preventivas para controlar a doença. Entre os sintomas estão formigamento, fraqueza, dormência, sensação de agulhadas e queimação nos pés.
O Centro de Tratamento de Feridas (Cenfe), unidade especializada em tratar ferimentos, está selecionando pacientes para receber atendimento gratuito nesta área, no Distrito Federal. Para se candidatar, é necessário realizar uma pré-inscrição no próprio site do centro (cenfewc.com.br).
O programa gratuito acompanhará periodicamente o paciente, em nível ambulatorial e/ou domiciliar, para evitar situações mais graves, como a amputação. Os participantes receberão orientações, passarão por testes neurológicos e exames específicos e terão a condição de saúde sob monitoramento constante. “Muitas vezes, o diagnóstico precoce, com a identificação e a mitigação dos principais fatores de risco, diminui o agravamento dos problemas”, finaliza Benedito Silva, diretor do Cenfe.